Em seis dias mais cinco pessoas morreram vítimas de (H1N1, H3N2 e Influenza B) em Mato Grosso do Sul. De acordo com informações da SES (Secretaria de Estado de Saúde), ao todo já são 22 pessoas mortas por , contra 17 divulgada no último boletim epidemiológico.

Os dados divulgados na semana passada contabilizaram os mortos até o dia 12 de junho. Porém, até esta segunda-feira (17) o número aumentou mais cinco casos.

Até agora 11 cidades de Mato Grosso do Sul registraram pela doença. São elas: Corumbá, Três Lagoas, Aquidauana, Inocência, Rio Verde de Mato Grosso, , Porto Murtinho, Mundo Novo, Água Clara, Naviraí e Bonito.

Os novos casos foram registrados em Campo Grande (que agora tem três mortes), Três Lagoas (totalizando seis óbitos), Aquidauana (duas mortes), Naviraí (uma morte) e Bonito (uma morte). Conforme o último boletim epidemiológico emitido pela SES, os casos confirmados da doença já chegaram e 84 em todo o Estado.

Um dos casos

Um dos cinco casos registrados nesses últimos seis dias foi o de Antônio Onofre Coenga, de 59 anos, que estava internado no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande, e morreu na sexta-feira (14).

Segundo informações do Hospital, o paciente estava internado no CTI ( de Terapia Intensiva) Adulto e até sexta-feira, a gripe H1N1 era apenas uma suspeita. Entretanto, exame coletado em Bela Vista confirmou a doença.

Inicialmente, Antônio foi internado em Bela Vista – a 324 km de Campo Grande –, e depois encaminhado para o HU da Capital. Ele tinha diversos problemas de saúde, o que poderia ter levado à complicações pela gripe H1N1.

Prevenção

A SES orienta que pacientes com tosse, febre, dor de garganta e dores nas articulações, dores musculares ou de cabeça devem procurar atendimento médico com urgência, em especial os que possuem alguma comorbidade, como os doentes crônicos ou imunodeprimidos.

Hábitos simples podem diminuir a circulação do vírus da gripe. Ainda conforme a orientação da SES, as pessoas devem: higienizar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável para nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, higienizar as mãos após tossir ou espirrar,  evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, evitar aperto de mãos, abraços e beijo social, reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração, evitar também visitas a hospitais e ventilar os ambientes.