Defensoria garante medicamento a base de maconha para criança com epilepsia em MS
Único medicamento útil para tratamento das crises de convulsões, uma criança de Ivinhema, a 297 quilômetros da Capital, teve acesso garantido pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, ao Canabidiol (CBD). O medicamento a base de cannabis sativa, foi receitado pelo médico que acompanha desde o nascimento, já que a criança nasceu com paralisia […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Único medicamento útil para tratamento das crises de convulsões, uma criança de Ivinhema, a 297 quilômetros da Capital, teve acesso garantido pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, ao Canabidiol (CBD). O medicamento a base de cannabis sativa, foi receitado pelo médico que acompanha desde o nascimento, já que a criança nasceu com paralisia cerebral.
De acordo com a Defensoria, Estado e Município não teriam fornecimento o Canabidiol, sob o argumento de não possuir registro na Anvisa, mas segundo o médico, doutor em Neurologia Infantil, ele seria o único tratamento capaz de diminuir as crises da criança.
O pai da criança procurou a Defensoria no município, que ajuizou uma ação solicitando o medicamento ao Estado. Pedido foi negado e a Defensoria interpôs agravo de instrumento.
“A medicação foi receitada por médico com doutorado, o qual presumidamente conhece todos os protocolos clínicos e medicamentos disponíveis na rede pública para tratamento da doença, mas, mesmo assim, optou por receitar o medicamento, evidenciando, assim, sua imprescindibilidade e a ineficácia daqueles disponíveis na rede pública”, explicou o defensor público André Santelli Antunes.
A liminar foi concedida pelo Tribunal de Justiça, obrigando Estado e Município a fornecer o medicamento. “As consequências da não realização do tratamento, com o medicamento prescrito ao paciente são graves, podendo comprometer significativamente a qualidade de vida da criança, inclusive acarretar sua morte”, afirmou a 3ª Câmara Cível do TJ/MS.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.