Começam nesta segunda as inscrições para o Encceja 2019 pela internet

Até dia 31 de maio, jovens e adultos que não terminaram os estudos podem realizar a inscrição para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2019, que começaram nesta segunda-feira (20), pela internet. De acordo com a Agência Brasil, a inscrição é gratuita e os interessados no certificado do ensino […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Até dia 31 de maio, jovens e adultos que não terminaram os estudos podem realizar a inscrição para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2019, que começaram nesta segunda-feira (20), pela internet.

De acordo com a Agência Brasil, a inscrição é gratuita e os interessados no certificado do ensino fundamental devem ter pelo menos 15 anos completos na data da prova. E para os que quiserem do ensino médio a idade mínima exigida é 18 anos.

Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação, aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.

É importante ressaltar que os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima exigida em todas as provas tem direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Aqueles que alcançarem a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, terão direito à declaração parcial de proficiência.

Na página do exame, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) apostilas com material de estudo para os participantes de nível fundamental e médio.

Edital em Libras

Uma novidade desta edição será uma versão do edital em Libras. Outra mudança é que o participante que já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisa apresentar novo laudo durante a inscrição. Participantes surdos, deficientes auditivos e surdocegos devem indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

Dessa vez, será preciso justificar o motivo de ausência na edição anterior, de 2018.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados