Barragem de concessionária é vistoriada pela Agereg em Campo Grande

Equipe da Agereg (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos) visitou na tarde desta terça-feira (29) a barragem da concessionária que administra a distribuição de água na cidade, a Águas Guariroba, que fica na saída para Três Lagoas, na BR-262. Conforme o diretor-presidente da Agereg, Vinícius Leite Campos, a equipe foi fazer vistoria para verificar […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Equipe da Agereg (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos) visitou na tarde desta terça-feira (29) a barragem da concessionária que administra a distribuição de água na cidade, a Águas Guariroba, que fica na saída para Três Lagoas, na BR-262.

Conforme o diretor-presidente da Agereg, Vinícius Leite Campos, a equipe foi fazer vistoria para verificar se a barragem está em pleno funcionamento.  “A Agência de Regulação vai pedir anualmente para que a concessionária apresente um laudo atestando a segurança da represa, para que não ocorra nenhum problema”, disse.

A barragem, assim como as unidades de captação, adução, tratamento e distribuição fazem parte do sistema de abastecimento de água de Campo Grande. Para abastecer a Capital, a água do córrego Guariroba faz uma viagem de 30 quilômetros, passando por uma adutora com quase um metro de diâmetro. No centro urbano, a água abastece 36% da população, ou cerca de 315 mil habitantes.

Para o  diretor-executivo da Águas Guariroba, Celso Paschoal, a visita e fiscalização dos técnicos da Agência Reguladora é muito importante.

“Hoje acontece esta visita e fiscalização junto com os técnicos e o diretor-presidente da Agereg. Essa barragem tem toda a instrumentação, na qual é feito o monitoramento através de instrumentos que podem medir o nível de água, o maciço e a estrutura. Então tem toda um acompanhamento, tanto visual, quanto os laudos necessários para testar o perfeito funcionamento, estabilidade e segurança”, afirmou.

A bacia do Guariroba ocupa uma área de 360 km², e o lago da represa do Guariroba possui um volume de aproximadamente 4,7 milhões de m³. A área da captação é de 86 hectares.