Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após repercussão, Marcopolo muda versão e diz que compra de ônibus ‘não estava no sistema’

Em nota enviada ao Jornal Midiamax na noite da sexta-feira (31), a empresa Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus, mudou a versão oficial dada pela empresa ao anunciar  que a compra de 55 ônibus para repor veículos velhos do Consórcio Guaicurus que circulam vencidos em Campo Grande ainda não havia sido fechada. Na nota (confira ao […]
Arquivo -
(Do arquivo Midiamax)
(Do arquivo Midiamax)

Em nota enviada ao Jornal Midiamax na noite da sexta-feira (31), a empresa Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus, mudou a versão oficial dada pela empresa ao anunciar  que a compra de 55 ônibus para repor veículos velhos do que circulam vencidos em ainda não havia sido fechada. Na nota (confira ao final da matéria), a empresa alega que houve negociação, porém, admite que dados básicos sobre os veículos sequer foram definidos.

A empresa seria multada em R$ 2,7 milhões pela Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), mas teve a multa suspensa por 90 dias ao afirmar que a compra dos ônibus foi feita. O contrato está vigente desde a gestão do então Nelson Trad Filho (PSD) que atualmente é senador e apesar de apresentar inúmeras irregularidades ao longo dos anos, foi multada pela primeira vez na gestão de Marquinhos Trad (PSD).

A frota do Consórcio Guaicurus apresenta diversos problemas estruturais, como ônibus velhos rodando pela cidade, inúmeros casos de atrasos e lentidão, apesar de cobrar uma das tarifas mais caras do país para cidades de porte semelhante e ter isenção do ISSQN aprovada anualmente pela Câmara de Campo Grande.

Descaso com cláusulas 

No total, estão em circulação 550 ônibus e 57 na reserva. Desses, ao menos 48 veículos estão vencidos e 80 prestes a vencer. Por conta dessa situação, no início deste mês a Agência deu o prazo de 15 dias para que o Consórcio renovasse a frota, sob a pena de multa por desobediência ao contrato, no valor de R$ 2,7 milhões.

O Consórcio chegou a recorrer à Justiça para solicitar que uma perícia seja feita no contrato de concessão do transporte público da Capital. Na ação, a empresa alega enfrentar dificuldades econômicas causadas por “desajustes/fatos novos ocorridos após o contrato”.

Em entrevista no início da semana o diretor-presidente da Agereg afirmou que a prefeitura aguarda a decisão judicial para fazer uma possível revisão. O responsável por julgar o processo é o juiz Marcelo Andrade Campos da Silva, da 1ª Vara de Fazenda Pública e Registrou Públicos, que já determinou a notificação à Prefeitura.

Leia nota:

A Marcopolo esclarece que, diferentemente do que foi publicado no portal Midiamax, a compra de 55 novos ônibus efetuada pelo Consórcio Guaicurus está confirmada. Apenas a empresa está aguardando do cliente as definições técnicas dos veículos para que os mesmos possam entrar em produção. Sem essas configurações técnicas, tais como cores e revestimentos internos, prefixos de frota e esquema de pintura detalhado, entre outros, os veículos não entram na ordem de produção da fábrica e, então, não são lançados no sistema, o que gerou o desencontro na informação passada nesta manhã de sexta-feira (31/05) pelo assessor de imprensa da fabricante, em conversa telefônica com a repórter da referida publicação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Família procura por idoso com Alzheimer que saiu para caminhar e desapareceu em Campo Grande

VÍDEO: Eletricista esquece chave dentro de carro e veículo é furtado em 30 segundos

br-163

‘Parece piada’, diz Rodolfo Nogueira sobre CCR MSVia concorrer novamente à BR-163

Gripe aviária no Brasil: o que se sabe até o momento

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

moraes

STF livra dois oficiais do Exército de ação de golpe; saiba quem são

Últimas Notícias

Política

Para Zé Teixeira, Governo Federal deveria duplicar a BR-163 para ‘conservação’

Novo contrato de concessão da BR-163 prevê menos trechos para duplicar em comparação com o anterior

Le Blog Maria Antonia

Tom Cruise quer atuar por mais quatro décadas

Tom Cruise está longe de pensar em aposentadoria. Durante a première de Missão: Impossível – O Acerto de Contas em Nova York, o astro de Hollywood afirmou ao The Hollywood Reporter que pretende continuar atuando por, no mínimo, mais quatro décadas. “Eu disse que faria filmes até os 80 anos; na verdade, vou fazê-los até … Continued

Le Blog Maria Antonia

Show de Alok no Pacaembu promete pirotecnia, drones e inovação

O DJ Alok, 33, promete surpreender o público de São Paulo com um espetáculo inédito. No dia 28 de junho, ele apresenta sua nova turnê, “Aurea”, na Arena Mercado Livre Pacaembu, localizada na zona oeste da capital paulista. A proposta é entregar uma versão pirotécnica e ampliada do show apresentado no icônico festival Coachella, nos … Continued

Le Blog Maria Antonia

Inspiração em alta-costura mexicana e 700 horas de trabalho: o vestido Dior da atriz Natalie Portman em Cannes 2025

Natalie Portman retornou ao tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes com vestido alta-costura Dior para a exibição de “Eddington” deslumbrante. A atriz apostou em uma criação Dior em tule e veludo preto, bordada com escamas prateadas. De acordo com a “Vogue” da França, o vestido de Natalie foi total inspirado no modelo de … Continued