Após recomendação, vistoriadoras Focar e Contato são suspensas pelo Detran-MS
As ECVs (Empresas Credenciadas de Vistoria) Focar e Contato, investigadas pelo MPMS (Ministério Público Estadual) por suspeita de usar laranjas e de lavagem de dinheiro, foram suspensas cautelarmente pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), conforme portaria publicada nesta quinta-feira (27). A decisão, assinada pelo diretor-presidente do Detran-MS, Luiz Carlos da Roc…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As ECVs (Empresas Credenciadas de Vistoria) Focar e Contato, investigadas pelo MPMS (Ministério Público Estadual) por suspeita de usar laranjas e de lavagem de dinheiro, foram suspensas cautelarmente pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), conforme portaria publicada nesta quinta-feira (27).
A decisão, assinada pelo diretor-presidente do Detran-MS, Luiz Carlos da Rocha Lima, suspende as ECVs por 90 dias e ocorre após recomendação do MPMS comunicada em maio. O caso também é apurado pela corregedoria do órgão de trânsito, após o MPMS enviar documentos que apontam os indícios de crimes.
As empresas suspensas começaram a ser investigadas pelo MPMS a partir do Procedimento Investigatório Criminal que tramita na 31ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital.
No procedimento, a Promotoria apura a ocorrência dos crimes de lavagem de capitais, falsidade ideológica e delitos correlatos em um esquema criminoso que utilizaria terceiros como “laranjas” no quadro societário de ECVs, com a finalidade de obter o credenciamento fraudulento destas empresas junto ao Detran-MS.
Operação Vistoria
No último dia 10 de abril, o Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas ECVs, em uma garagem de revenda de veículos e nas residências de Geraldo Souza e de Nelson Gonçalves Lemes, dentro da Operação Vistoria.
O inquérito do MPMS encontrou também evidências de que Lemes, ex-diretor de Registro e Controle de Veículos do Detran-MS, seria o verdadeiro proprietário da empresa Focar Vistorias Veiculares Eireli, empresa flagrada pelo Jornal Midiamax em fraude na vistoria de veículos.
No caso, o proprietário da empresa “no papel”, Antônio Gregório, seria “laranja” de Nelson. A suspeita já havia sido assunto de reportagem, e a empresa, obviamente, negou.
Além do ex-diretor, o MPMS teria encontrado fortes indícios de que Geraldo Souza seria o real proprietário da Contato Vistoria Automotiva, na Avenida Bandeirantes, também em Campo Grande. Ele seria dono de empresa de garagem de revenda veicular localizada na mesma via, e que estaria em nome de sua filha.
Notícias mais lidas agora
- Morto com tiro na cabeça em rodovia era suspeito de roubo de joias avaliadas em R$ 1 milhão
- Homem morre na Santa Casa após sofrer descarga elétrica durante conserto em Campo Grande
- Menino de 9 anos morre depois de ter bicicleta atingida por motorista em MS
- VÍDEO: Motorista do Consórcio Guaicurus é flagrado usando celular enquanto transportava passageiros
Últimas Notícias
Moradores da aldeia Te’yíkue em Caarapó recebem atendimentos jurídicos
Moradores da aldeia Te’yíkue, em Caarapó tiveram atendimento de serviços jurídicos gratuitos
Reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, decide TST
O entendimento foi firmado por maioria de votos
Dólar tem leve queda com exterior e pacote fiscal no radar
Com novas informações sobre as medidas de contenção de gastos
Casos de dengue mantém estabilidade em MS e doença está há 3 meses sem registro de mortes
Número de casos confirmados e mortes não tiveram alteração de uma semana para outra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.