Duas ambulâncias que estavam em manutenção foram reintegradas à frota do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na noite da quarta-feira (8), segundo informou a Sesau. A expectativa da pasta é que até o fim da manhã desta quinta-feira 99) mais duas unidades voltem a circular.

Na a quarta, o desfalque na frota do Samu causou prejuízos no atendimento da população. Isso porque das 13 unidades (10 básicas e três avançadas) apenas quatro (duas básicas e duas avançadas) estavam circulando. O atendimento de pelo menos 8 ocorrências na tarde de ontem foi prejudicado devido a falta de ambulâncias, segundo o Corpo de Bombeiros.

Procurada pela reportagem, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou que apenas 4 viaturas estavam em funcionamento. Porém, a pasta destacou que há previsão de que mais 4 sejam liberadas para rodar.

“O serviço terá à disposição 8 viaturas operacionais (5 básicas e 3 avançadas). A frota do SAMU é composta por 13 viaturas. Três estão baixadas por terem se envolvido em acidentes e 2 ainda permanecem em manutenção”, destacou a nota.

A Sesau ainda informou que até setembro o Ministério da Saúde deve entregar mais quatro novas unidades móveis. Até o fim do ano, a Prefeitura de Campo Grande também deverá adquirir mais 7 ambulâncias, pagas com recursos próprios, substituídos as que estão em desuso e ou avariadas.