Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após boatos de paralisação, sindicato de MS nega articulação para greve de caminhoneiros

O Sindicam-MS negou que haja articulação para greve de caminhoneiros, dada como certa por lideranças isoladas a partir das 6h da próxima segunda-feira (16).
Arquivo -
Caminhoneiros em greve em maio de 2018 pedem apoio de outras categorias | Foto: Marcos Ermínio | Arquivo Midiamax
Caminhoneiros em greve em maio de 2018 pedem apoio de outras categorias | Foto: Marcos Ermínio | Arquivo Midiamax

O Sindicam-MS (Sindicato dos Caminhoneiros de Mato Grosso do Sul) negou que haja articulação para greve de caminhoneiros na próxima semana, contrariando informações que circulam em redes sociais e pelo WhatsApp que dão como certa uma grande paralisação nacional a partir das 6h da segunda-feira (16).

“Não existe nenhuma articulação por parte dos sindicatos, é uma fake news. O que existe são manifestações autônomas de algumas pessoas, como sempre existiram. É claro que temos muitas reivindicações, mas uma paralisação só seria convocada quando as negociações se esgotassem. E até hoje o governo esteve de portas abertas”, declarou Roberto Sinai, do Sindicam-MS.

Após boatos de paralisação, sindicato de MS nega articulação para greve de caminhoneiros
Na Capital de MS, paralisação se concentrou no Posto Caravaggio em maio de 2018 | Foto: Marcos Ermínio | arquivo Midiamax

Segundo Sinai, até mesmo a atual época do ano reforça que uma eventual paralisação não seria estratégica. “Não seria nem prático, porque em dezembro a demanda por transporte é muito menor. As indústrias estão entrando em férias coletivas, o transporte de safra diminuiu, não tem soja, não tem milho, não tem carga para transportar. Então, uma paralisação não iria chamar a atenção de ninguém”, considera.

A reportagem conversou com outros caminhoneiros, que também negaram articulação para greve. “Tem gente querendo articular, mas não acho que terá adesão. Eu vi a convocação no WhatsApp, mas ninguém está conversando sobre isso. Se tiver [adesão], é do pessoal que trabalha autônomo. Francamente, eu não vejo isso acontecer”, opinou Carlos Eduardo Benitez, de 39 anos, caminhoneiro há 11.

Ameaça de greve de caminhoneiros é recorrente

Não é a primeira vez que greve de caminhoneiros é especulada neste ano. Nos meses de março e maio, informações de paralisação nacional chegaram a circular, mas sem serem colocadas em prática. Assim como agora, as informações sobre uma greve de caminhoneiros são desencontradas e não apresenta uma pauta de reivindicações clara. No caso atual, até o governo federal considera baixa a possibilidade de uma paralisação ocorrer.

A situação remete à grande paralisação nacional ocorrida em maio de 2018, quando a categoria paralisou por 11 dias em MS, causando uma série de desabastecimentos, inclusive de combustível, alimentos e de medicamentos e insumos hospitalares.

Mesmo nesta época, o movimento de caminhoneiros já era dividido e diversas lideranças autônomas emergiram em meio ao caos formado. Assim, enquanto o Sindicam-MS atuava para que a categoria focasse numa pauta de reivindicações como a redução do do , a agenda das demais lideranças ultrapassavam as questões relacionadas aos caminhoneiros.

Antes mesmo de chegar ao fim, a greve perdeu força após caminhões com cargas de produtos essenciais voltarem a circular com escolta policial. Ainda assim, naqueles dias, após quase duas semanas, a categoria conquistou redução do ICMS de 17% para 12% em MS, além de 30% dos fretes da (Companhia Nacional de Abastecimento) e 10% de redução no preço do diesel pela Petrobras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lula

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Últimas Notícias

Polícia

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Os dois homens estavam desaparecidos, mas foram encontrados mortos na tarde desta quinta-feira, em Deodápolis

Polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Ação realizada nesta quinta-feira faz parte da segunda fase da ‘Operação S.O.S Caixa Preta’

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas

Polícia

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado