Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sindicato dos Caminhoneiros anuncia o fim da greve em Mato Grosso do Sul

O Sindicato dos Caminhoneiros de MS informa que a greve da categoria tem seu fim no estado. A proposta feita pelo Governo Estadual de redução da alíquota do ICMS do diesel de 17% para 12% foi bem vista pela categoria e os caminhoneiros concordaram em voltar ao trabalho nesta quarta-feira (30).
Arquivo -

Mesmo com muitos caminhoneiros ainda mobilizados nos pontos de concentração, o Sindicam-MS (Sindicato dos Caminhoneiros de Mato Grosso do Sul) anunciou oficialmente o fim da greve da categoria em Mato Grosso do Sul. O presidente do sindicato, Roberto Sinai, diz que a categoria se reuniu e decidiu acatar a proposta do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), de negociar redução no ICMS somente após o fim da greve.

A proposta feita pelo Governo Estadual de redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do diesel de 17% para 12% foi bem vista pelos sindicalizados, e os caminhoneiros concordaram em voltar ao trabalho nesta quarta-feira (30), segundo Sinai.

Em Mato Grosso do Sul, o movimento dos caminhoneiros é dividido. Enquanto o sindicato envolve empresas transportadoras e funcionários, também há um movimento de trabalhadores autônomos. Entre os caminhoneiros autônomos, a posição era de desconfiança frente à proposta do Governo de MS e a categoria iria discutir o fim da greve na manhã desta quarta-feira (30), no posto Caravaggio.

Mesmo assim, de acordo com o presidente do Sindicam-MS, a proposta foi aceita entre as transportadoras e funcionários, que acreditam no cumprimento da oferta feita pelo governador. “Foi uma reunião com diversos segmentos da sociedade, o governo vai cumprir. Existe uma seriedade por parte do Governo do Estado. Todos foram convidados, tinha muitos representantes da categoria que compareceram”, diz Sinai.

A princípio, as reivindicações incluíam a redução do valor dos combustíveis em 30%, mas mesmo que todos os pedidos não tenham sido atendidos, o presidente do sindicato afirma que o balanço da greve é positivo. “Ficou bem clara a força da categoria, isso é muito positivo. Além disso, conseguimos a redução do ICMS de 17% para 12%, além de 30% dos fretes da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e 10% de redução no preço do diesel pela Petrobras”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Chile

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Confusão com corredor de ônibus termina em acidente entre Meriva e BMW na Rui Barbosa

Últimas Notícias

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas

Polícia

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado

Política

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Lula sugeriu que Trump 'reveja alguns de seus posicionamentos' quando voltados a interferir em assuntos internos do Brasil

MidiaMAIS

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Beto Avelar (PP) chegou à Baspilica de Aparecida do Norte, nesta quinta-feira (17)