Alegando ‘corte de gastos’, Governo fecha sala do EJA em escola

Alguns estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) estão passando por uma situação indelicada por conta de fechamento de sala de aula. Na Escola Estadual Elvira Mathias de Oliveira, no bairro Universitário, a reclamação é de que os módulos I, II, III e IV foram encerrados em todas as escolas. Na escola, estavam matriculados […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Alguns estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) estão passando por uma situação indelicada por conta de fechamento de sala de aula. Na Escola Estadual Elvira Mathias de Oliveira, no bairro Universitário, a reclamação é de que os módulos I, II, III e IV foram encerrados em todas as escolas.

Na escola, estavam matriculados cerca de 26 alunos para o módulo, além de outros 104 que estariam prontos para efetuar a matrícula, mas segundo uma das estudantes, “desapareceu tudo”, mas que somente 16 alunos conseguiram finalizar a matricula.

Segundo o diretor, que anunciou ontem (18) o fechamento da sala para os alunos, alegou que houve “corte de gastos e que não tinha demanda necessária” para continuar com a aplicação dos módulos, o que pegou de surpresa os alunos ao chegarem na escola.

Tatiane Ortencio da Costa, 33 anos, é uma das alunas que estudavam o EJA na escola, junto com sua nora. Ela conta que no ano passado, foi apresentado o planejamento de estudo para os alunos e que neste ano, fizeram a matrícula para concluírem os módulos.

“Estudamos três semestres e este seria o último para concluirmos”, lamenta. Se for decretado o fim do módulo, terá que esperar até o ano que vem para poder voltar a estudar e concluir o EJA.

Tatiane conta que haverá um protesto com aproximadamente 50 pessoas na noite de hoje, às 19 horas em frente à escola, reunindo as turmas que sofreram baixa com o fechamento das salas.

A SED (Secretaria de Estado de Educação), nega o fechamento das turmas, e afirma que elas ainda estariam em processo de formação. E ressalta que só são abertas caso haja número suficiente de alunos. Confira a nota abaixo.

Nota do Governo

“A informação sobre o fechamento de turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na unidade não procede, por ainda se tratar do período de formação das mesmas. Vale ressaltar que a SED (Secretaria de Estado de Educação) está em processo de liberação das turmas em todas as unidades que atendem a EJA, conforme o quantitativo de estudantes já matriculados. Desse modo, uma vez que a turma atinge um número mínimo de alunos, ela é autorizada para funcionamento. Caso isso não ocorra, os alunos são redirecionados para outra unidade que possua uma turma no mesmo módulo”.

*Matéria alterada às 16h20 para acréscimo de informações. 

 

Conteúdos relacionados

calendário eleições
carro