MPF quer obrigar prefeitura e União a fornecer água para 14 mil índios
O MPF (Ministério Público Federal) em Dourados pediu à Justiça que um prazo de 90 dias seja determinado para o cumprimento de acordo firmado em abril de 2014 entre o MPF, Governo Federal e Prefeitura de Dourados, para garantir fornecimento de água para 14 mil pessoas da Reserva Indígena de Dourados, a maior do Brasil. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPF (Ministério Público Federal) em Dourados pediu à Justiça que um prazo de 90 dias seja determinado para o cumprimento de acordo firmado em abril de 2014 entre o MPF, Governo Federal e Prefeitura de Dourados, para garantir fornecimento de água para 14 mil pessoas da Reserva Indígena de Dourados, a maior do Brasil.
O acordo previa o mapeamento e a ampliação da rede de abastecimento da comunidade, mas nada disso saiu do papel. Antes de decidir sobre o pedido do MPF, a Justiça determinou que a Prefeitura de Dourados e a União, através da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), devem encaminhar informações sobre as obrigações assumidas e já cumpridas.
A Sesai deve ainda informar a respeito de eventual acordo de cooperação técnica com a companhia de saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) para a promoção do mapeamento da rede de distribuição dos sistemas de abastecimento de água das aldeias Bororó e Jaguapirú, que compõem a Reserva.
“Diagnóstico da situação constatou nível abaixo do necessário para o consumo humano nas casas da reserva, além de diversas famílias sem acesso à água potável”, diz nota do MPF. Com a falta de água, acaba levando os índios a utilizar fontes insalubres, desde córregos até poços improvisados, que podem prejudicar a saúde da população.
Em março de 2018, uma vistoria do MPF constatou que o problema não cessou. A rede de abastecimento é mínima e os indígenas improvisam encanamentos até as residências. Segundo manifestação judicial do MPF, parte da verba destinada à manutenção da rede de abastecimento foi utilizada para a perfuração de poços e instalação de caixas d’água. Ainda assim, a água não chega a diversos pontos da comunidade.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.