Sesau realiza testes de HIV e Sífilis em praças de Campo Grande neste domingo

Adolescentes e jovens que estiverem em praças de Campo Grande, neste domingo (8), serão alvo do Projeto Viva Saúde Jovem, da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), e poderão realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B. De acordo com a Prefeitura, as ações serão realizadas em praças de grande movimentação, a partir das 18 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Adolescentes e jovens que estiverem em praças de Campo Grande, neste domingo (8), serão alvo do Projeto Viva Saúde Jovem, da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), e poderão realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B. De acordo com a Prefeitura, as ações serão realizadas em praças de grande movimentação, a partir das 18 horas.

É o segundo fim de semana que o projeto é realizado. A meta é minimizar as vulnerabilidades relacionadas às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e fortalecer os direitos sexuais e reprodutivos dos jovens.

Conforme balanço da Sesau, no primeiro dia do projeto foram abordados 21 adolescentes que estavam na Orla Morena, altos da Avenida Afonso Pena, Parque das Nações Indígenas, tabacarias e outras praças. Foi confirmado um teste positivo para sífilis.

Segundo a Sesau, em casos de testes reagentes para HIV, é realizado um segundo exame de laboratório diferente. Em caso positivo, o paciente é encaminhado para as unidades de referência para tratamento.

Para sífilis, os casos reagentes serão encaminhados para a unidade básica de saúde mais próxima do paciente para notificação, tratamento e acompanhamento. Para Hepatite B, os casos reagentes são direcionados para referência para avaliação e conduta do especialista.

Foram registrados em 2017, 155 casos de HIV na população de 15 a 29 anos enquanto que até maio deste ano, 59 notificações de jovens e adolescentes. Em relação a sífilis, no ano passado foram notificados 797 casos neste público, enquanto que em 2018, 448 notificações.

Conteúdos relacionados

tempo
seca