Samu ganha 4 novas ambulâncias na última sexta-feira do ano

A Prefeitura de Campo Grande recebeu, na tarde desta sexta-feira (28), uma nova frota de 4 ambulâncias que substituirão veículos antigos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A prefeita em exercício, Adriane Lopes (PEN), também entregou 7 caminhonetes destinadas a Vigilância em Saúde para combate ao mosquito Aedes Aegypti. As 4 novas ambulâncias […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Prefeitura de Campo Grande recebeu, na tarde desta sexta-feira (28), uma nova frota de 4 ambulâncias que substituirão veículos antigos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A prefeita em exercício, Adriane Lopes (PEN), também entregou 7 caminhonetes destinadas a Vigilância em Saúde para combate ao mosquito Aedes Aegypti.

As 4 novas ambulâncias devem ser destinadas ao Samu já na noite desta sexta-feira – 3 serão incorporadas no atendimento básico (Bravo) e 1 no atendimento avançado (Alpha), a diferença entre os serviços está nos equipamentos que compõem a estrutura interna e o número de profissionais em cada ocorrência.

Da nova frota, 2 foram frutos de emenda parlamentar do deputado federal e futuro ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e 2 foram adquiridas com recursos próprios da Prefeitura Municipal. O investimento ficou em torno de R$ 223 mil por ambulância.

As ambulâncias, entretanto, ainda não são suficientes para atender toda a população de Campo Grande que hoje é assistida por 9 carros. De acordo com a coordenadora do Samu, Vânia Esteves Silva, os novos veículos vão ajudar a restaurar a atual frota desgastada porque serão trocados pelos antigos, mas não é o bastante.

“Vai ajudar para melhorar o atendimento porque vão substituir ambulâncias em situação precária, mas o ideal seriam pelo menos mais seis ou sete ambulâncias a mais na frota.”

Além do Samu, a Vigilância em Saúde também foi agraciada com 7 novas caminhonetes que, ao contrário do Serviço de Atendimento Móvel, chegam para engrossar a frota do órgão.

Os veículos, modelos Mitsubishi L200, serão destinados ao combate do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, zika vírus e da febre chikungunya.

O Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Vilela, destacou que, nesta época de calor e chuva, a Prefeitura segue fazendo serviços de combate a infestação principalmente por meio do serviço de borrifação Ultra Baixo Volume (UBV), o chamado ‘Fumacê’.

“As viaturas são fruto de convênio com o Ministério da Saúde e, do total, 4 serão destinadas ao Fumacê e 3 para serviços administrativos como entrada em bairros de difícil acesso.”

Os veículos, no valor R$ 125 mil cada, farão os serviços que hoje são exercidos por picapes divididas entre 3 equipes.

Conteúdos relacionados