Prefeitura institui serviço de acolhimento em família e abre inscrições para cadastro
A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) institui o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e abre inscrições para o cadastro, avaliação e seleção de famílias interessadas em participar como Família Acolhedora. O lançamento oficial acontece nesta quinta-feira no auditório da Assomasul. De acordo com o titular […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) institui o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e abre inscrições para o cadastro, avaliação e seleção de famílias interessadas em participar como Família Acolhedora. O lançamento oficial acontece nesta quinta-feira no auditório da Assomasul.
De acordo com o titular da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), José Mário Antunes da Silva o serviço busca oferecer o acolhimento temporário a crianças ou adolescentes em lares de famílias que estarão colaborando na construção de um futuro melhor para os jovens acolhidos. IMG_8849 (Copy)
“As famílias serão previamente selecionadas e cadastradas e vão acolher jovens afastados do convívio familiar por meio de medidas protetivas (ECA, artigo 101), e em situação em que as famílias ou responsáveis encontram-se, temporariamente, impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção”, frisa José Mário.
O prefeito Marquinhos Trad destaca que o Serviço Família Acolhedora prevê que a família que receber a criança ou adolescente em seu lar, voluntariamente, receberá o direito de levá-los e acompanhá-los em todas as atividades do cotidiano, incluindo escola, assistência à saúde e passeios externos.
“Embora ofertando acolhimento temporário, o que é diferente de adoção, a família prestará atendimento às suas necessidades de cuidado, atenção, carinho e afeto, até que ocorra a reintegração familiar”, diz Marquinhos.
A vice-prefeita, Adriane Lopes enalteceu a atitude da equipe de trabalho da SAS. “Nós temos um prefeito que nós da liberdade de trabalhar e nós temo muita para agradecer. Também não deixo de elogiar as famílias que emprestam o amor e seu carinho ao acolher as crianças em suas casas”.
O promotor da 33ª promotoria da Infância e da Juventude, Nicolau Bacarji Júnior destacou o importante trabalho quem vem sendo desenvolvido na SAS.
IMG_8980 (Copy)“Nosso dever é aprimorar os serviços e da uma melhor atenção às crianças que são retiradas de suas famílias e passam por medidas protetivas. Em Campo Grande são mais de 170 crianças que estão nessa situação. Considero muito importante a atitude da família que oportuniza a uma criança um lar mesmo que temporariamente. Dá nossa parte colocamos a promotoria à disposição para tirar duvidas e convoco os funcionários da Prefeitura para ajudar na divulgação desses serviços. Parabéns para todos que acolhem uma criança e dá o direito do convívio familiar”.
As famílias do sr. Aguinaldo e Maria de Lourdes e do Nicolau e Sandra fizeram a adoção e foram apresentas durante o evento.
Serviços:
O serviço oferecido busca reconstruir e fortalecer vínculos familiares e comunitários contribuirá para a superação da situação vivida pelas crianças e adolescentes, evitando-se assim as reincidências e agravamento da violência sofrida.
O Família Acolhedora também irá oferecer apoio psicossocial às famílias da criança ou adolescente, favorecendo a reestruturação para o retorno dos filhos, sempre que possível.
As famílias acolhedoras habilitadas no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora assinarão um Termo de Adesão e Guarda Provisória e receberão um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo por criança ou adolescente acolhido, que será repassado, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e será disponibilizado durante o período necessário em que a criança permanecer em família acolhedora.
Família Acolhedora:
Inscrições por meio dos telefones 3314-4491 ou 3314-4493
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.