Prefeitura encerra Outubro Rosa com resgate da autoestima de acolhidas
“Estávamos no toco.” Foi com essa frase de autodenominação que as acolhidas da Comunidade Terapêutica Esquadrão da Vida, em Campo Grande, receberam a notícia que teriam um dia todinho voltado para a beleza e bem-estar em comemoração ao Outubro Rosa. Judiadas pelo uso das drogas e situação de rua que passaram nos últimos meses, as […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
“Estávamos no toco.” Foi com essa frase de autodenominação que as acolhidas da Comunidade Terapêutica Esquadrão da Vida, em Campo Grande, receberam a notícia que teriam um dia todinho voltado para a beleza e bem-estar em comemoração ao Outubro Rosa.
Judiadas pelo uso das drogas e situação de rua que passaram nos últimos meses, as 15 acolhidas da Comunidade chegaram a esquecer da vaidade e viveram com a ausência do amor próprio.
Os dias de luta em combate à dependência química foram recompensados, na última quarta-feira (31), com atividades que englobaram corte de cabelo, maquiagem, palestras e distribuição de brindes.
O evento, intitulado Outubro Rosa – Saúde e Beleza, foi realizado pela prefeitura de Campo grande através da Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais), por intermédio da SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos), Coordenadoria de Proteção à População de Rua, Semu (Secretaria Municipal de Política Para Mulheres, Funsat (Fundação Social do Trabalho), Funesp (Fundação Municipal de Esporte) e CEAD (Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas).
Logo no portão principal da Esquadrão da Vida foi possível ver o alvoroço e felicidade das mulheres que desabrochavam, uma a uma, através do sorriso de gratidão. Na equipe do corte de cabelo, a transformação aparecia no reflexo do espelho, como quem dá adeus à velha imagem.
Na sacada principal da casa, a rotatividade das assistidas era para quem ficava mais deslumbrante nas cadeiras de maquiagem até a chegada do encerramento, marcado com desfile e confraternização entre ex-dependentes, colaboradores e representantes da Prefeitura.
Shirlei Aguiar é coordenadora geral da Unidade Feminina e transbordava sorrisos durante a ação. A pastora garante que o evento, além de marcar o Outubro Rosa, também é peça fundamental na caminhada de combate ao vício pelas drogas.
“Aqui temos muitas regras, um dia desses melhora a autoestima delas e serve como um incentivo a mais. Temos mulheres de 22 até 50 anos aqui e o trabalho é árduo e diário. Ao todo, são 9 meses de internação com estudos, métodos terapêuticos e cuidados espirituais.”
O último dia do mês de Outubro começou cedo na Comunidade. Por volta das 8h, as assistidas aqueceram o corpo com aula de zumba e depois, às 9h30, cuidaram da mente na palestra realizada pela presidente da CEAD.
O período da tarde, de saúde e beleza, serviu para minimizar os efeitos que as químicas marcaram na expressão das ex-usuárias.
O diretor da instituição, Jaider Moreno, também esteve presente e ressaltou a importância do resgate da feminilidade durante a desintoxicação.
“A ação foi pensada na saúde e beleza interior e exterior. Um dia desses serve para a valorização da vida e auxílio do tratamento por meio também da atividade física. É o resgate da autoestima”, completou.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.