Dayene Paz

A mudança de tempo, além de nos deixar sem saber o que vestir, também causa impacto no organismo. A baixa imunidade acarreta até em problemas cardíacos, doenças respiratórias e na mudança de humor. É a hora que o organismo pede socorro.

Em Mato Grosso do Sul, já aconteceram mudanças bruscas de temperatura. “A gente sai de casa com uns dois casacos e quando vê tem que ficar carregando tudo na mão, porque na volta tem um sol pra cada um”, brinca a diarista Valdete Silva.

Com essas mudanças, há dificuldade de defesa do organismo. “Ambientes fechados com grande quantidade de pessoas, se torna mais fácil para transmissão de vírus. Os que mais sofrem são as crianças e idosos”, alerta a médica pneumologista, Andrea Cunha.

Pessoas que sofrem de doenças respiratórias também podem ter casos de rinite e asma agravados. “Podem sentir piora, com tosse, chiado no pulmão, falta de ar e aumento da produção de secreção” explica a pneumologista.

Segundo a especialista, o essencial é ingerir bastante água, tomar vacina contra gripe, se alimentar e dormir bem, também se agasalhar quando necessário.

“No tempo quente, tomar cuidado no entra e sai de ambientes com ar-condicionado, se puder desligar o ar e esperar um pouco. Todas as medidas feitas corretamente, fazem o organismo ficar mais resistente às mudanças bruscas”, afirma Andrea.

Especialistas também afirmam que essa oscilação do clima também muda o humor e até a capacidade de tomar decisões complexas.

Clima

Segundo a meteorologia, hoje o tempo segue firme, mas vem chuva por aí. “O tempo fica ameno porque não tem sol, mas não há previsão de queda de temperatura”, afirma o meteorologista Nathalio Abrão.