Moradores de uma favela localizada na Rua Poéticas, no Portal Caiobá, afirmam que estão há três dias sem luz nos barracos onde moram. A interrupção no fornecimento de energia à comunidade ocorreu após operação da , iniciada no mesmo período, para combate ao furto de luz.

Segundo moradores, uma torre de energia sofreu curto na terça-feira (24) e, por isso, a concessionária foi acionada à localidade. “De repente a gente foi ficando sem luz, porque eles foram cortando os pontos. A gente sabe que é irregular, tanto é que o que a gente pede é que coloque um padrão, a gente dá um jeito de pagar. Mas, ficar sem energia sem avisar só trouxe prejuízo e humilhação”, conta Paula Correia da Silva, desempregada. Ela mora num barraco minúsculo com os dois filhos.

Operação da Energisa no Portal Caiobá deixa famílias carentes sem luz
Moradores reclamam que concessionária não alertou dos cortes (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

Outra moradora da comunidade, Leila Aparecida Flores, de 55 anos, reclama do tratamento dispensado. “Trataram a gente feito bicho. A gente pedia informação e não davam. Tem gente aqui que precisa guardar remédio na geladeira, que perdeu insulina, antibiótico. Isso não se faz, a gente não quer caridade, mas já não basta não ter casa, cortaram a luz e nem dão alternativa”, protesta.

Mãe de duas crianças, Janiete Moreira da Silva trabalha como diarista e tinha abastecido a geladeira quando a luz foi cortada. “Fiquei no prejuízo. A gente já não tem dinheiro e tem a luz cortada sem aviso. É isso que doi, comprar comida e ver ela estragar. E mais. Tem criança rescém-nascida aqui que a mãe guarda leite na geladeira e estragou tudo”, conclui.

Combate ao furto

Por meio de nota, a Energisa afirmou que a operação foi motivada porque as ligações clandestinas teriam provocado oscilações na rede elétrica e que equipes estão percorrendo diversos bairros, motivados por denúncias de terceiros. Confira a nota na íntegra:

Operação da Energisa no Portal Caiobá deixa famílias carentes sem luz
Segundo Energisa, ligações irregulares provocavam oscilação (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

A Energisa esclarece que atuação da empresa no combate ao furto de energia no bairro Caiobá I nesta quinta-feira (26) aconteceu devido inúmeras ligações clandestinas que provocaram oscilações na rede elétrica da região.

Equipes da Energisa estão percorrendo outros bairros de , em razão do aumento das denúncias por parte da população, que não compactua com essa prática.

Além do furto de energia, a Energisa está fiscalizando também as unidades consumidoras com alto índice de inadimplência. A concessionária oferece condições especiais e reparcelamento de contas para os clientes regularizarem seus débitos.

A Energisa ressalta ainda que, conforme resolução da Aneel, as distribuidoras de energia só podem regularizar o fornecimento de energia em áreas invadidas com a permissão do poder concedente: Governo, Prefeitura Municipal ou Ministério Público.