O início do Horário de Verão, neste domingo, foi mais um motivo de ansiedade para os estudantes que fazem a prova de Redação, Linguagem e Ciências Humanas do Enem.  A preocupação em não perder o horário foi amplificada pela confusão ocorrida com operadoras na mudança do horário.

Teve gente que ficou acordada até a meia-noite para verificar se o relógio acertou mesmo e teve quem acordasse duas horas antes do prazo por causa da ansiedade. Clara Alice, de 20 anos, conta que ficou acordada até meia-noite para ver se o celular iria mudar. E acordou às seis para fazer a prova. Ela garante que está descansada, mas o nervosismo para a prova é grande.

Camila Teixeira, de 18 anos, faz a prova pela terceira vez e está muito nervosa. Ela fez confusão com horário porque o celular não mudou e ela só percebeu o novo horário quando converso com as amigas em um grupo de WhatsApp.

A surpresa com o tema da redação na prova do ano passado também causou muita ansiedade entre os candidatos. Gustavo Oliveira, 17, chegou por volta das 11 h, pouco antes do portão abrir. Nervoso, disse que não sabe o que esperar da prova e entrou logo que o portão abriu, para garantir que encontre a sala e não perca o horário da prova.

As irmãs Lais Bloch, 17, e Luana Bloch, 19, chegaram juntas com a amiga Maria Eduarda Freitas, 18, à Uniderp. Sem saber o que esperar da Redação, a aposta do trio gira em torno de fake news, pedofilia e vacinação para o tema.