Monitoramento em ‘ilhas’ em busca de ninhos de jacaré chama atenção

Em Três Lagoas, prefeitura está fazendo levantamento dos animais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em Três Lagoas, prefeitura está fazendo levantamento dos animais

Uma cena na Lagoa Maior de Três Lagoas, cidade a 338 quilômetros da Capital, chamou a atenção dos moradores que passavam pelo local, na tarde desta quinta-feira (4). A prefeitura da cidade está fazendo um levantamento dos animais que habitam a área, além de checar a possibilidade de haver ninhos de jacarés no local. Até o momento, segundo o secretário da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio), ainda não foram encontrados ninhos.

Roseli da Silva Pereira, moradora da cidade que viu a visita dos biólogos, relatou ao Jornal Midiamax que a equipe utilizou um barco para acessar uma área onde poderia haver ninhos de jacarés. Segundo a moradora, um animal adulto chegou a aparecer em meio a mata, durante a visita dos biólogos no local. “[…] Ele apareceu e deu um bote e a equipe se assustou”, contou.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, contou que a visita faz parte de um acompanhamento para contabilizar o número de animais, tanto jacarés quanto capivaras, nas lagoas. “Tem sido feito um trabalho de rotina até mesmo para acompanhar a evolução dos animais silvestres na Lagoa Maior”, explica.Monitoramento em 'ilhas' em busca de ninhos de jacaré chama atenção

Conforme o secretário, não houve relato de ataques por parte da equipe que fez a checagem e também não foi encontrado ninhos no local. Yamaguti explicou que os jacarés costumam fazer ninhos nas ilhas dentro da lagoa. “Iremos continuar essas investigações porque são várias ilhas que existem na lagoa”, afirmou.

Segundo a prefeitura da cidade, são cerca de 160 capivaras e 12 jacarés de porte pequeno que habitam as lagoas.

Conteúdos relacionados