Ministério da Saúde aponta que 75,3% dos idosos dependem exclusivamente do SUS

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (1º) estatística que aponta, que 75,3% dos idosos brasileiros dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministro Gilberto Occhi, a saúde do brasileiro deve ser prioridade desde a infância. “Nós temos que cuidar da saúde dos brasileiros desde a infância, para que eles […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Se projeto for aprovado
Se projeto for aprovado

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (1º) estatística que aponta, que 75,3% dos idosos brasileiros dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Ministro Gilberto Occhi, a saúde do brasileiro deve ser prioridade desde a infância. “Nós temos que cuidar da saúde dos brasileiros desde a infância, para que eles tenham uma vida cada vez mais saudável. Isso significa voltar nossas ações para uma alimentação saudável, para promoção de atividades físicas, inibir o consumo do álcool e do tabaco e ainda para as pessoas com idade acima de 60 anos ”, afirmou Occhi.

De acordo com o Ministério da Saúde, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, 29,3 milhões de pessoas. Conforme o estudo, 83,1% realizou pelo menos uma consulta médica nos últimos 12 meses. Neste período, foi identificado que 10,2% dos idosos foram hospitalizados uma vez ou mais. Ainda segundo o Ministério da Saúde, quase 40% dos idosos possuem uma doença crônica e 29,8% possuem duas ou mais, entre elas, diabetes, hipertensão ou artrite. Ao todo, o estudo revela que 70% dos idosos possuem alguma doença crônica.

Caderneta da pessoa idosa

Nesta segunda-feira é comemorado o Dia Internacional do Idoso e o Ministério da Saúde divulgou também o lançamento de um documento para orientar a implementação de linha de cuidado integral às pessoas idosas no SUS. O objetivo é que o profissional de saúde invista na necessidade dos idosos, a partir de vulnerabilidades sociais, estilo de vida, considerando alimentação, prática de esportes e prevenção de quedas, já que 43% dos idosos disseram ter medo de cair na rua.

O Ministério da Saúde oferece gratuitamente a nova Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa que, passou por atualização e permite conhecer as necessidades de saúde dessa população atendida na Atenção Básica. As informações contidas no documento passarão a ser inseridas no prontuário eletrônico. Mais de 3 milhões de unidades devem ser entregues neste ano.

Conteúdos relacionados