Ligações indesejadas: cobranças a antigo dono irritam consumidores que desconhecem dívidas
Alguns clientes de operadoras de telefonia reclamam de ligações ‘constrangedoras’ que recebem diariamente de bancos, operadoras de telefonia e TVs por assinatura. Nessas ligações, os clientes são cobrados por dívidas que não possuem. As empresas estão, na verdade, procurando por antigos donos dos números de telefone, que após um período de inatividade, seja por falta […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Alguns clientes de operadoras de telefonia reclamam de ligações ‘constrangedoras’ que recebem diariamente de bancos, operadoras de telefonia e TVs por assinatura. Nessas ligações, os clientes são cobrados por dívidas que não possuem.
As empresas estão, na verdade, procurando por antigos donos dos números de telefone, que após um período de inatividade, seja por falta de crédito ou cancelamento, voltam para o sistema da operadora e ficam disponíveis para novos clientes.
O jornalista Alan Diógenes recebe diariamente, ligações e mensagens de texto de uma empresa de TV por assinatura. Ele é cobrado no lugar da antiga dona do número. “Já recebi 30 ligações no mesmo dia e sempre estão procurando por uma mulher. Já informei várias vezes que o número não é dessa pessoa, mas ainda assim a empresa continua ligando”, relata.
Após um tempo recebendo cobranças, a operadora de TV enviou um SMS comunicando o cancelamento da ‘assinatura’ da antiga dona do número. Diógenes comemorou e publicou a mensagem em um grupo do Facebook.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia devem aguardar o prazo mínimo de seis meses antes de colocar os números inativos, de volta no sistema. Em relação às ligações indesejadas, a Anatel informa que o usuário tem o direito de não receber mensagens de cunho publicitário, assegurado pela Resolução nº 632, do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor, de 7 de março de 2014.
Para mais informações a Anatel disponibiliza os telefones: 1331 ou 1332 (para deficientes auditivos) e o aplicativo “Anatel Consumidor.”
O Jornal Midiamax entrou em contato com as operadoras de telefone disponíveis em MS. Quem respondeu pelas operadoras foi o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil).
“O sindicato esclarece que as operadoras obedecem a legislação do setor e as normas da Anatel, que regulam o tema”, informou o Sinditelebrasil.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Domingo tem feiras culturais, brechós e show gratuito em Campo Grande
Confira a programação deste domingo
Sacada de madeira cede e engenheiro morre após cair de prédio no Rio Grande do Sul
Vítima caiu em estrutura de ferro
Precisa de médico? Confira a escala plantonista de unidades de saúde de Campo Grande
Mais de 60 profissionais atuam em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.