Ligações indesejadas: cobranças a antigo dono irritam consumidores que desconhecem dívidas

Alguns clientes de operadoras de telefonia reclamam de ligações ‘constrangedoras’ que recebem diariamente de bancos, operadoras de telefonia e TVs por assinatura. Nessas ligações, os clientes são cobrados por dívidas que não possuem. As empresas estão, na verdade, procurando por antigos donos dos números de telefone, que após um período de inatividade, seja por falta […]

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Alguns clientes de operadoras de telefonia reclamam de ligações ‘constrangedoras’ que recebem diariamente de bancos, operadoras de telefonia e TVs por assinatura. Nessas ligações, os clientes são cobrados por dívidas que não possuem.

As empresas estão, na verdade, procurando por antigos donos dos números de telefone, que após um período de inatividade, seja por falta de crédito ou cancelamento, voltam para o sistema da operadora e ficam disponíveis para novos clientes.

O jornalista Alan Diógenes recebe diariamente, ligações e mensagens de texto de uma empresa de TV por assinatura. Ele é cobrado no lugar da antiga dona do número. “Já recebi 30 ligações no mesmo dia e sempre estão procurando por uma mulher. Já informei várias vezes que o número não é dessa pessoa, mas ainda assim a empresa continua ligando”, relata.

Após um tempo recebendo cobranças, a operadora de TV enviou um SMS comunicando o cancelamento da ‘assinatura’ da antiga dona do número. Diógenes comemorou e publicou a mensagem em um grupo do Facebook.

Ligações indesejadas: cobranças a antigo dono irritam consumidores que desconhecem dívidas
Foto: Divulgação/Facebook

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia devem aguardar o prazo mínimo de seis meses antes de colocar os números inativos, de volta no sistema. Em relação às ligações indesejadas, a Anatel informa que o usuário tem o direito de não receber mensagens de cunho publicitário, assegurado pela Resolução nº 632, do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor, de 7 de março de 2014.

Para mais informações a Anatel disponibiliza os telefones: 1331 ou 1332 (para deficientes auditivos) e o aplicativo “Anatel Consumidor.”

O Jornal Midiamax entrou em contato com as operadoras de telefone disponíveis em MS. Quem respondeu pelas operadoras foi o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil).

“O sindicato esclarece que as operadoras obedecem a legislação do setor e as normas da Anatel, que regulam o tema”, informou o Sinditelebrasil.

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