Indígenas ocupam Funai pedindo exoneração de coordenador regional

São pelo menos 40 lideranças da etnia Terena

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

São pelo menos 40 lideranças da etnia Terena

Lideranças indígenas ocupam a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio), em Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (2). O grupo, de cerca de 40 pessoas, da etnia Terena, alega descontentamento com medidas e pede a exoneração do atual coordenador regional, Paulo Rios.

De acordo com Otoniel Terena, uma das lideranças, estão no local caciques de aldeias de Dois Irmãos do Buriti e de Sidrolândia e a previsão é de que cheguem indígenas de Aquidauana e de Nioaque. “É um protesto pacífico pedindo a saída do coordenador Paulo Rios”, diz. Segundo a liderança, os servidores da Funai podem acessar o prédio para cumprir o expediente.

Indígenas ocupam Funai pedindo exoneração de coordenador regional

O grupo pretende ocupar o prédio até que uma resposta seja enviada pela Funai de Brasília. Ainda conforme a liderança, a indicação dos indígenas é para que Henrique Terena, que já é servidor do órgão, assuma a coordenação. Os índios dizem acreditar que a coordenação sendo ocupada por alguém de mesma origem, as comunidades possam ser melhor atendidas.

Servidores da Funai disseram ao Jornal Midiamax que o coordenador não estava no local e que não havia nenhum funcionário disponível para mais informações sobre a questão.

A coordenação regional da Funai em Campo Grande é responsável pelas terras indígenas de Campo Grande, Bonito, Corumbá, Miranda, Sidrolândia, Brasilândia, Aquidauana e Nioaque.

Conteúdos relacionados