Grupo de ex-funcionários do RU protestam na UFMS por pagamentos

Empresa afirma que há um problema bancário

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Empresa afirma que há um problema bancário

No fim da tarde desta terça-feira (13), um grupo de ex-funcionários da empresa Industrial Foods, responsável por preparar a alimentação dos alunos na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) protestaram em frente do restaurante da instituição devido à falta de pagamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Segundo os trabalhadores, há cerca de 3 meses houve a dispensa e os valores não foram pagos. Além da questão trabalhista, a empresa enfrenta problemas com a alimentação servida no restaurante da universidade.

Um dos trabalhadores que esteve no local é o açougueiro Gilberto César, de 27 anos, que trabalhou durante 4 meses na empresa e foi dispensado em dezembro de 2017. Segundo Cesar, o dinheiro do acerto trabalhista demorou para ser depositado enquanto o FGTS não está disponível. “Vai fazer dois meses que eles fizeram o pagamento, mas até agora eles não fizeram o do FGTS”, contou.

Segundo o açougueiro, a Caixa Econômica Federal informou que houve um erro, por parte da empresa, nas contas do benefício que impede que os ex-funcionários recebam, e que segue sem previsão de solução. “Faz mais de um mês que estamos atrás do FGTS. Ela [empresa] fala que vai acertar, aí quando você vai tirar o extrato na Caixa, não tem nada”, disse.

A situação é a mesma da ex-auxiliar de cozinha, Angélica Scalone, 34 anos, que esteve na UFMS e também trabalhou 4 meses na empresa. Ela contou ter recebido o acerto e o salário atrasados depois de sair em dezembro do ano passado. Já o dinheiro do FGTS, por conta de um problema envolvendo a Caixa Econômica Federal, está bloqueado para saque. “Recebemos a rescisão e o salário. Agora falta o FGTS e a multa [rescisória]”, afirmou.

A reportagem entrou em contato com a direção da Industrial Foods, que confirmou ter um problema em relação a criação das contas para o depósito do FGTS, o que impede o saque dos trabalhadores, mas ressaltou que o dinheiro já está na conta. Não foi informado um prazo para a resolução do problema e que está tratando junto ao banco. A direção também disse que cerca de 7 pessoas foram afetadas pelo problema.

Alimentação

Mais cedo, o restaurante universitário foi palco de uma manifestação dos alunos da UFMS contra a qualidade da comida. O ‘marmitaço’ foi organizado por um grupo de estudantes e distribuiu 600 fichas de refeições com o mesmo valor cobrado no restaurante da instituição. Sobre a comida, acadêmicos relatam problemas como carne crua e até larvas no feijão.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

Conteúdos relacionados