Cerca de 30 mil pessoas foram vítimas de um que promete passagens aéreas gratuitas. O golpe é um esquema de phishing, que é um site que parece confiável, mas não é. O nome vem da palavra em inglês fishing, que significa pescar. A promoção é uma isca que te atrai até uma página que pode roubar seus dados pessoais, como senhas, cpf, rg, até endereço.

Nesse golpe as pessoas compartilham uma mensagem afirmando que a empresa Gol está dando passagens aéreas grátis. Você clica no link e é direcionado para uma página falsa com a logo da empresa, responde um questionário com perguntas como “Você já viajou esse ano?” e “Você está satisfeito com os serviços da Gol?”. Depois o golpe pede que você compartilhe a mensagem com mais 30 pessoas, e acaba difundindo o golpe através do aplicativo.

Os celulares são mais vulneráveis à golpes como esse, no computados é provável que seu navegador avise que o site é suspeito, mas em smartphones essa função ainda é precária, o que pode ser verificado pela quantidade de vítimas.

A promoção não existe, caso você receba a mensagem apague imediatamente, sem clicar no link.