Fortes chuvas deixam sete municípios de MS em estado de emergência

Municípios terão repasse de recursos para responder a desastres

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Municípios terão repasse de recursos para responder a desastres

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), decretou situação de emergência em sete cidades devido às chuvas intensas dos últimos meses. Com o decreto, os municípios ficam autorizados a utilizarem recursos estaduais em resposta aos desastres.

As cidades de Aquidauana, Anastácio, Bela Vista, Bonito, Jardim, Miranda e Nioaque já haviam decretado situação de emergência no âmbito municipal, requerendo auxílio dos governos estadual e federal.

As chuvas resultaram na cheia histórica do Rio Aquidauana da última semana, que chegou a medir 11 metros de altura e inundou casas no município, deixando mais de 150 pessoas desabrigadas. O nível do rio já está baixando.

O Rio Miranda também sofreu uma cheia elevada no fim da tarde desta terça-feira (27), atingindo 40 moradores do município de mesmo nome. Segundo informações da Defesa Civil Estadual, o nível do rio estaria em 7,72 metros e subindo.Fortes chuvas deixam sete municípios de MS em estado de emergência

Nos outros municípios, as chuvas também impediram o retorno das aulas em áreas rurais e afetaram o escoamento da produção agrícola, devido aos prejuízos nas estradas rurais.

O decreto de situação de emergência autoriza a mobilização da Defesa Civil nos municípios e a dispensa de licitações para compra de recursos para resposta aos desastres. Na última semana, o governador Reinaldo Azambuja se comprometeu a liberar R$ 4 milhões para os municípios afetados.

Conteúdos relacionados

calendário eleições
carro