Exames de raio-x serão feitos apenas em caso de emergência no HU da UFMS

Manutenção de equipamentos deve ser feita em até 10 dias

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Manutenção de equipamentos deve ser feita em até 10 dias

Pacientes do HUMAP (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) terão que aguardar para realizar exames de raio-x. Os aparelhos estão danificados e receberão manutenção em até 10 dias, casos de emergência podem recorrer à utilização de aparelhos móveis de raio-x.

Um funcionário do HU denunciou ao Jornal Midiamax a falta de aparelhos adequados para a realização dos exames. Segundo o leitor, dois equipamentos apresentaram defeito e foram substituídos por aparelhos móveis, que não seriam adequados. Ele afirma que os aparelhos transportáveis de raio-x são recomendados apenas em casos de urgência.

De acordo com o funcionário, a situação pode oferecer riscos à saúde. “Estes aparelhos não estão preparados para serem utilizados com frequência, pode acontecer um aquecimento do tubo do raio-x e ocorrer fuga de radiação ionizante, causando problemas ao organismo”. A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) é responsável pelos hospitais universitários e confirma que os aparelhos estão danificados desde a quarta-feira (28). De acordo com a empresa, os aparelhos portáteis foram utilizados apenas para atender um pacientes de retorno pós-operatório em ortopedia. 

Os equipamentos aguardam manutenção e, enquanto isso, pacientes com casos sem urgência serão orientados a esperar. Não há previsão da chegada de novos equipamentos, mas a Ebserh alega que a utilização de aparelhos móveis não oferece riscos a pacientes e funcionários. “Os aparelhos móveis podem ser utilizados normalmente, são aparelhos normais de raio-x, mas com nível de detalhamento de imagens um pouco inferior aos aparelhos fixos”. Exames de raio-x serão feitos apenas em caso de emergência no HU da UFMS

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

Os leitores enviaram as imagens e vídeos à reportagem através do WhatsApp do Jornal Midiamax, no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

(Foto: Ilustrativa)

Conteúdos relacionados

calendário eleições
carro