Latas de alumínio, panelas e frigideiras velhas, galões de água, tinta e muita criatividade. Uma ideia simples entre educadores do Ceinf (Centro de Educação Infantil) Professor Ayd Camargo César, no bairro Parque do Sol, transformou a área de lazer nas crianças em um ambiente para estimular o gosto pela música e a coordenação motora.

Em 'Parquinho Sonoro', o lixo vira música para encantar a criançada
A diretora Maria Sirlei foi uma das idealizadoras do projeto. (Foto: Marcos Ermínio)

O Ceinf possui 209 crianças matriculadas, 14 professores e 19 assistentes de educação infantil. Segundo a diretora Maria Sirlei Dias Landes, a ideia surgiu durante a formação continuada dos professores e o tema escolhido foi a música. A partir de então, surgiu a ideia do Parque Sonoro e o projeto levou um mês para ficar pronto. “Pesquisamos na internet e tivemos esta ideia. Entre os professores mesmo fomos criando o projeto e separando os materiais que tínhamos em casa, tudo aqui é reutilizado”, conta.

Em 'Parquinho Sonoro', o lixo vira música para encantar a criançada
A coordenadora Sileide explica que viu projetos parecidos em São Paulo e Santa Catarina, mas não conhece nenhum Parque Sonoro em MS. (Foto: Marcos Ermínio)

O Parque Sonoro foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (9) e chamou a atenção da criançada. O projeto reúne objetos coloridos e com diferentes sons para reforçar o estímulo sensorial auditivo, a parte lúdica e de coordenação motora. A curiosidade já vinha há dias e os pequenos não paravam de perguntar o que estava se formando ao lado da sala de aula. “Eles viviam perguntando o que estávamos montando, estavam muito ansiosos. Esperamos que eles aproveitem muito e que estas brincadeiras estimulem o aprendizado”, disse a coordenadora pedagógica do Ceinf, Sileide Galindo Picinin.

A reutilização de materiais recicláveis também é uma ideia para conscientizar os pequenos sobre o consumo. A assistente de educação Elaine Ramos, de 34 anos, ficou orgulhosa do trabalho dos professores. “Achei demais, eles não tinham muito material para trabalhar com os alunos e usaram a criatividade. As crianças adoram as cores e os sons, tenho dois filhos aqui no Ceinf e eles estão muito animados com a nova brincadeira”, diz Elaine.

Além do Parque Sonoro, os professores também investiram em um pergolado com um espaço de leitura e brincadeiras. O pergolado exigiu mais esforço dos professores, já que foi montado do zero. “Os materiais, como esta madeira, nós já tínhamos, o esforço foi para construir mesmo, contamos com o esforço dos professores e também de alguns pais voluntários”, diz o professor de Educação Física, Miguel Iniesta.

Em 'Parquinho Sonoro', o lixo vira música para encantar a criançada
Crianças se divertem com os sons e objetos coloridos. (Foto: Marcos Ermínio)

Entre as crianças, a inauguração do Parque é motivo de alegria. Os meninos e meninas, que antes tinham carrinhos e bonecas para brincar, ganharam uma atividade nova e estimulante. “Eu gostei muito de tocar bateria. É muito divertido aqui, tem bateria e eu amo”, diz Isabeli, de quatro anos.

Fernanda, de quatro anos, também ficou animada com a brincadeira. “É mais uma coisa para gente brincar. Eu gosto de vir aqui todo dia, tenho amigos, a gente brinca, estuda, come e dorme. Eu amo meus professores, todos são muito legais”.