Em ‘Dia D’, 33% das crianças foram vacinadas contra o sarampo e a polio em Campo Grande
Durante o “Dia D” de vacinação, realizado no último sábado (18), foi atingido 32,82% da cobertura vacinal desejada para o sarampo e 32,97% da poliomielite, em Campo Grande (balanço feito até 13h). A população alvo da campanha, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), são 47.574 crianças de 1 ano a menores de 5 anos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Durante o “Dia D” de vacinação, realizado no último sábado (18), foi atingido 32,82% da cobertura vacinal desejada para o sarampo e 32,97% da poliomielite, em Campo Grande (balanço feito até 13h).
A população alvo da campanha, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), são 47.574 crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), sendo que a meta de imunização é de 95%.
Apesar de rumores da doença em Campo Grande, a Sesau garantiu, por meio de nota, que não há casos de sarampo na cidade. Também não há nenhuma ocorrência suspeita ou em investigação pelas autoridades de saúde.
“O último incidente da doença em Campo Grande ocorreu em 2002. A Sesau mantém vigilância epidemiológica da doença, pois, a notificação é compulsória e obrigatória”, informou a secretaria. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) também informou que não há diagnósticos de positivos de sarampo em Mato Groso do Sul.
A orientação para os pais ou responsáveis é levar as crianças, que ainda não foram vacinadas, até unidades básicas de saúde para se vacinarem.
As 66 salas de vacinas nas UBS/UBSF funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h e das 13h às 16h45. Aos sábados, domingos e feriados, 4 unidades locais de vacinação funcionam no mesmo horário: CRS Cophavilla II, Aero Rancho, Tiradentes e Nova Bahia.
Surto de sarampo no Brasil
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até o dia 14 de agosto, foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas e 5.630 permanecem em investigação. Já em Roraima, foram 296 casos confirmados e 101 continuam em investigação.
Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017. Casos isolados, relacionados à importação, foram identificados em São Paulo (1), Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Rondônia (1) e Pará (2). As medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados. Até o momento, foram confirmados seis óbitos por sarampo, quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros).
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Após Bolsonaro, Tenente Portela é indiciado pela PF em investigação sobre golpe de Estado
Portela é citado em relatório da Polícia Federal encaminhado ao STF
Com entrada gratuita, Academia Sul-Mato-Grossense de Letras promove cantata natalina com 6 corais da capital
Cantata Natalina acontece nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro
Conselheira de Batayporã fica ferida após veículo oficial se envolver em acidente na MS-134
As informações apontam que o carro oficial foi fechado por uma carreta
Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Durante interrogatório, empresário confessou que usava sal de pecuária – sal mineral usado para gado – para salgar os espetinhos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.