Donos de gatos madrugam na fila para agendar castração, mas têm resistência ao sistema online

A manhã fria desta segunda-feira (20) não foi problema para os donos de gatos de Campo Grande. Mesmo com a temperatura abaixo dos 15°C, antes mesmo das 4 horas da manhã, os tutores de felinos já aguardavam na fila pela chance de castrar os animais com custo zero. O agendamento presencial foi uma alternativa para a dificuldade de marcar por telefone, mas a Sesau prevê a possibili…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A manhã fria desta segunda-feira (20) não foi problema para os donos de gatos de Campo Grande. Mesmo com a temperatura abaixo dos 15°C, antes mesmo das 4 horas da manhã, os tutores de felinos já aguardavam na fila pela chance de castrar os animais com custo zero. O agendamento presencial foi uma alternativa para a dificuldade de marcar por telefone, mas a Sesau prevê a possibilidade de tornar o processo online.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informa que o sistema de agendamento online ainda está em fase de estudo para implantação. A possibilidade de agendamento da castração pela internet é uma alternativa mais confortável, já que evitaria as filas enormes no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), mas os donos ainda têm resistência à ideia. A internet é uma alternativa mais fácil e rápida para quem já é acostumado com a ferramenta, mas pode deixar de fora quem não tem acesso à internet, afirmam os tutores.

Donos de gatos madrugam na fila para agendar castração, mas têm resistência ao sistema online
Maria de Lourdes chegou ao CCZ às 4 horas da madrugada. (Foto: Marcos Ermínio)

“Eu quase não mexo na internet, não sei usar direito. Achei melhor vir aqui, temos que enfrentar a fila mas pelo menos temos a certeza de que sairemos com a castração agendada”, diz a aposentada Maria de Lourdes Pelli, de 60 anos. Maria foi uma das primeiras a chegar, ainda às 4 horas da madrugada. Mais de quatro horas depois, ela saía do CCZ cansada, mas satisfeita por ter agendado a castração de seu único gatinho.

A operadora de caixa Rosa Ferreira, de 42 anos, até faltou ao trabalho para poder agendar a cirurgia de um de seus 6 gatos. Ela explica que chegou às 7 horas da manhã e pegou uma das últimas senhas, a de número 426. O CCZ oferece 430 senhas para a população e 180 para ONGs (Organizações Não-Governamentais) dedicadas a animais.

Donos de gatos madrugam na fila para agendar castração, mas têm resistência ao sistema online
Fátima chegou ao Centro por volta das 5 horas e já havia 204 pessoas na fila. (Foto: Marcos Ermínio)

Rosa considera que o agendamento requer tempo dos donos, mas concorda que é a alternativa mais democrática. “Eu tentava por telefone, nunca dava certo. Agora com o agendamento presencial é melhor. Claro, que online seria melhor ainda, poderia fazer isso de casa, mas e quem não sabe mexer na internet? Seria um problema”, diz. Já a aposentada Fátima Lopes, de 49 anos, acredita que o agendamento da internet seria uma boa saída, já que evitaria que ficasse na fila por mais de três horas, como aconteceu nesta segunda-feira (20).

O casal Vanessa Naves e Matheus Bispo, de 20 e 22 anos, tem quatro gatos adultos que deram cria recentemente. Agora com 15 gatos no total, eles agendaram castração para dois dos felinos, já que o CCZ permite marcar a cirurgia para um gato por CPF (Cadastro de Pessoa Física) por mês. Para eles, a internet também parece uma boa saída para evitar a fila, mas ainda causa desconfiança. “Eu acho que vai ser melhor, mas tem que ter uma plataforma muito boa, caso contrário vai congestionar e causar uma dor de cabeça”, afirma Vanessa.

Donos de gatos madrugam na fila para agendar castração, mas têm resistência ao sistema online
O agendamento acontece sempre no dia 20 do mês e a castração é marcada para o mês seguinte. (Foto: Marcos Ermínio)

Serviço

Os agendamentos ocorrem pessoalmente, todo dia 20 ou no dia útil subsequente, a partir das 7 horas. O CCZ fica na Avenida Filinto Muller, 1601 – Vila Ipiranga, próximo ao Lago do Amor. As pessoas precisam ir munidas de documento de identidade com foto e as vagas são distribuídas por ordem de chegada.

Cada pessoa pode agendar um animal no ato de agendamento, quando são coletados nome e telefone do proprietário e são repassadas as orientações com relação à microchipagem do animal. A castração é gratuita e a microchipagem tem custo de R$ 15.

Conteúdos relacionados