Nesta quarta-feira (1°), grandes instituições de ensino abrem inscrições para o ingresso de alunos no período de 2019: ITA (Instituto de Tecnológico de Aeronáutica) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Os estudantes de Mato Grosso do Sul devem ficar atentos, a Unicamp vai aplicar vestibular em Dourados – a 225 quilômetros de Campo Grande – voltado a indígenas.

ITA

O ITA (Instituto de Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP) abre inscrições para o vestibular nesta quarta-feira (1°).

Este é o primeiro ano em que o vestibular do ITA vai reservar cotas para negros. De acordo com o edital, das 110 vagas, 22 vão ser destinadas aos que autodeclararem negros. Todos os candidatos que concorrerem pelas cotas vão ser submetidos a uma comissão para avaliar a autodeclaração.

As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro no site do ITA. O vestibular 2019 do ITA terá um novo formato e será realizado em três fases.

Unicamp

A Unicamp abre nesta quinta-feira (1°) as inscrições para o vestibular 2019. Os interessados podem fazer o procedimento até 31 de agosto página da Comvest.

O Vestibular Unicamp 2019 oferece 3.340 vagas distribuídas em 69 cursos. A taxa de inscrição é de R$ 170 e deverá ser paga até dia 3 de setembro. A primeira fase do vestibular será realizada no dia 18 de novembro e a segunda fase acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2019.

Para o vestibular 2019, 80% das 3.340 vagas serão para o processo tradicional e 20% pelo Enem.
As vagas da Universidade Estadual de Campinas são distribuídas em 70 cursos, com 1.150 para o período noturno.

Vestibular indígena da Unicamp em MS

As inscrições serão realizadas de 15 de agosto a 14 de setembro e são gratuitas. O Vestibular Indígena oferece 72 vagas, em vários cursos de graduação da Unicamp. A lista pode ser consultada na página da Comvest.

Para ter seu pedido de inscrição aceito, os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital.

Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo ENEM ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja).

A prova será realizada no dia 2 de dezembro, nas seguintes cidades: Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM).

UFMS

O Jornal Midiamax informou mais cedo que a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriria inscrições para o Passe UFMS (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) e para o vestibular 2019 nesta quarta-feira, 1º de agosto, conforme informações disponíveis no site da instituição. A UFMS entrou em contato e informou que as inscrições ainda não estão abertas e que a data no site institucional será retificada.

Os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior pelas modalidades, devem ficar atentos às informações no portal de ingresso da UFMS.

Fuvest

O vestibular da USP (Universidade de São Paulo) 2019 ainda não tem data de inscrição divulgada, mas, de acordo com o calendário divulgado no edital de abertura, será neste mês.

Mais informações podem ser acompanhadas na página da Fuvest. A prova da primeira fase será em 25 de novembro e a segunda fase em 6 de janeiro.