Em uma das escolas, diretora trabalha até como merendeira

Duas escolas municipais foram flagradas em situação de miséria na cidade de , 324 km de Campo Grande. O MPE-MS (Ministério Público Estadual) realizou fiscalização e identificou que, além de estar em risco de desabamento na estrutura, crianças tinham merenda com vencimento em '29 de fevereiro de 2018′.

As condições das escolas Santa Maria e Enir Nunes Rondão foram verificadas durante operação “Volta às Aulas”, que aconteceu nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.

Muitas irregularidades nas estruturas e na parte organizacional foram constatadas, como instalações hidráulicas, elétricas, mofo nas paredes, focos de morcegos e cupins nas estruturas das vigas. Além disso, os compartimentos dos prédios apresentam ambiente com total insalubridade e prejudicial aos estudantes, pois não há iluminação e arejamento adequados, as carteiras e móveis são sucateados e os banheiros são, praticamente, inutilizáveis.

Em ambas as escolas vistoriadas não há nenhum sistema de segurança ou guarda patrimonial, nem mesmo funcionários, sendo que, no momento da visita do MPE-MS, uma Diretora precisou ficar encarregada de preparar o lanche dos alunos, em razão da ausência de merendeiro na cozinha.Com risco de desabar, escolas tinham até comida vencida em ‘29 de fevereiro'

Na ocasião, foi também realizada vistoria no transporte escolar, sendo um ônibus apreendido por ter sido reprovado na vistoria semestral obrigatória. Vistoria do MPE-MS teve a frente o Promotor de Justiça William Marra Silva Junior, titular da Promotoria de Justiça de Bela Vista.

Por fim, o órgão declarou: “Em continuidade à operação ‘Volta às Aulas', a Promotoria de Bela Vista tomará todas as providências judiciais e extrajudiciais para solucionar os diversos problemas das escolas municipais de Bela Vista”.