Durante o mês de novembro a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai promover mais de 50 ações nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) com foco na saúde do homem. O objetivo é discutir o câncer de próstata, abordando a prevenção e estimulando os homens a cuidarem mais de sua saúde. O lema deste ano é “Homem, da infância à velhice, cuide de sua saúde, de novembro a novembro”.

Os interessados podem procurar as UBS, onde são oferecidos serviços de prevenção e promoção à saúde integral do homem, com agendamento de consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, atendimento no pré-natal do parceiro.

Também serão realizadas ações de saúde em locais de grande concentração de homens, como empresas e canteiros de obras e ações educativas que incluem: palestras sobre o tabagismo; prevenção à tuberculose e à violência; uso de álcool e drogas; oferta de atendimento em horário estendido voltado para a população masculina; aferição de pressão; vacinação; ofertas de exames e realização de testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), para a prevenção do câncer de próstata pode ser realizado o exame de PSA (antígeno prostático específico), para a detecção, controle e, caso necessário, o encaminhamento aos serviços de referência, para confirmação do diagnóstico e tratamento.

Conforme os dados da Sesau, somente no primeiro semestre de 2018, o câncer de próstata matou 46 homens, enquanto que em todo o ano anterior foram registrados 57 óbitos. Em 2016, foram 82 óbitos.

O câncer de próstata evolui lentamente, sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina, dificuldades em urinar e uma mudança na frequência urinária, que aumenta.

Os exames estão disponíveis na rede pública de saúde durante todo o ano. Para receber atendimento gratuito é necessário buscar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.