Na Capital, doações podem ser feitas apenas na sede da entidade

O convoca doadores de sangue do tipo ‘O Negativo’ para reabastecerem os estoques do banco de sangue. Segundo o órgão, manter reservas desse tipo sanguíneo é fundamental, já que quando não é possível conferir a tipagem sanguínea de uma vítima de acidente grave, por exemplo, o tipo O Negativo é utilizado, já que é compatível com todos os outros tipos sanguíneos.

Com estoques em baixa, Hemosul convoca doadores de sangue do tipo 'O Negativo'

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, , Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Para doar sangue é necessário estar bem alimentado, mas é fundamental evitar alimentos com excesso de gordura no dia da doação.

Onde doar

Na Capital, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e, aos sábados, das 7h às 12h. O Hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, centro. Na Santa Casa de Campo Grande, o posto de coleta está temporariamente desativado.

As doações ainda podem ser feitas no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), das 7h às 12h – a partir das 11h, o doador j´[a precisa ter almoçado. O HRMS fica localizado na rua Engenheiro Lutherio Lopes, 36, bairro Aero Rancho. Informações pelo telefone (67) 3378-2678.