Com 3 casos registrados, mortes por dengue têm redução de 84% em MS
Foram 6.319 notificações da doença em 2017 no Estado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Foram 6.319 notificações da doença em 2017 no Estado
Com 6.319 notificações, o número de casos de dengue em Mato Grosso do Sul teve queda de 89% no ano passado em relação a 2016. Também houve queda no número de mortes. Foram 3 óbitos registrados nos últimos 12 meses, contra 19 confirmados no mesmo período de ano anterior, redução de 84%, segundo dados do boletim epidemiológico apresentado esta semana pela Secretaria Estadual de Saúde.
“Os números da dengue estão sob controle no nosso Estado graças ao trabalho que a Vigilância Epidemiológica desenvolveu ao longo dos anos anteriores. Temos segurança nesses dados e Mato Grosso do Sul é um dos estados brasileiros com melhores índices da dengue”, afirmou o titular da pasta, Carlos Coimbra, durante agenda na quinta-feira (11).
Em 2016, foram registradas 59.874 notificações de casos de dengue, frente aos 6.319 do ano passado, o que representa uma queda expressiva. Os números ficam ainda mais impressionantes em relação a 2013, quando houve uma epidemia da doença e foram catalogados 102.026 notificações e 30 mortes no Estado.
O governo estadual credita os bons números a intensificação das ações voltadas ao combate ao mosquito transmissor da dengue, aumentando o número de capacitações em todos os municípios e realizando ações de combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.
Entre as principais ações está a implantação da Sala Estadual de Situação em dezembro de 2015, criada para registrar os dados levantados a cada visita realizada pelo agente de endemias, direcionando assim as ações de redução dos criadouros do mosquito.
“Além de criar a sala de situação, o governo vem repassando equipamentos para os agentes que estão na ponta, trabalhando com a população. Outra ação importante é o aporte que o Governo fez para aumentar os salários dos agentes, ou seja, a gratificação como forma de motivar ainda mais esses trabalhadores”, lembra a governadora em exercício Rose Modesto.
Em novembro do ano passado, a Secretaria de Estado de Saúde deu início a Mobilização Estadual de Enfrentamento ao Aedes aegypti, onde foi lançado o Plano de Contingência de Enfrentamento ao Mosquito, que designa as ações durante o ano com a parceria de várias secretarias e instituições parceiras.
A SES também entregou 2 mil smartphones para os agentes de endemias dos 79 municípios. Cada aparelho possui o sistema E-Visita instalado, que é um aplicativo desenvolvido exclusivamente para o registro de informações de endemias, incluindo a situação dos imóveis visitados e se há focos do mosquito. Em 2017, foram capacitados 27 técnicos, 79 coordenadores municipais de Controle de Vetores e 180 supervisores municipais de Controle de Vetores.
(Foto: Agência Brasil)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com atraso em cirurgias, sistema de refrigeração estraga e Santa Casa muda CTI do Trauma
Setor passa por alterações temporárias, o que altera a lista de procedimentos
Justiça determina liberdade de grupo preso após perseguir e atirar contra desafeto em Sidrolândia
Suspeitos foram presos na última segunda-feira (9) pela Polícia Civil
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.