Chuvas fazem 16 municípios decretarem situação de emergência em MS
Outros municípios devem decretar a situação nas próximas semanas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Outros municípios devem decretar a situação nas próximas semanas
A Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) informou nesta sexta-feira (12) que o número de municípios de decretaram situação de emergência subiu para 16, após os estragos causados pelas fortes chuvas. Conforme os registros do S2ID (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres), as cidades que estão na situação de emergência são: Coronel Sapucaia, Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi, Mundo Novo e Amambai.
Segundo a Defesa Civil, Novo Horizonte do Sul, Eldorado e Itaquiraí são cidades que estão com dois decretos vigentes, devidos aos danos causados. A validade do decreto é de 180 dias.
A maior parte dos decretos, conforme o Cedec, foram feitos por conta das chuvas intensas, mas alguns registros são em decorrência de vendaval, enxurradas e alagamentos. Várias das ocorrências são relacionadas ao início do período das chuvas, no passado. Neste ano, já foram reportadas 27 ocorrências de desastres naturais em todo o Estado.
Segundo os dados do S2ID, foram afetadas 42.339 pessoas nos 16 municípios que estão em emergência.
O coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, o tenente-coronel Fábio Catarinelli explica que a contagem é feita incluindo a população indiretamente atingida. “Quando a estrada de acesso a um assentamento rural é interrompida, a quantidade de pessoas do entorno é incluída nessa lista porque foi prejudicada”, detalha.
A Defesa Civil esclarece que foram constatados apenas os danos materiais, principalmente nas estradas vicinais, pontes de madeira e acessos. Não houve registros de feridos ou desaparecidos por conta das chuvas.
Em Porto Murtinho, conforme a coordenadoria, não há mais nenhuma família desalojada e a situação foi normalizada. Outros municípios que estão sendo monitorados por conta dos rios são Coxim, Aquidauana e Miranda.
Decreto Estadual
Segundo a Defesa Civil, das oito cidades vistoriadas pelo órgão, sete estão com situação de emergência, com possibilidade de ser decretada também pelo Estado – o que funcionará como uma espécie de homologação do decreto municipal. São eles: Coronel Sapucaia, Tacuru, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Sete Quedas e Iguatemi.
De acordo com a Defesa Civil, a decretação contribui para agilizar o apoio do governo do Estado na reconstrução, já que a situação pode afetar diretamente o escoamento da produção e também o início do ano letivo.
Conforme a Defesa Civil, há previsão de que mais municípios tenham a situação de emergência decretada nas próximas semana. As equipes continuam no interior avaliando os danos nos demais locais e em todas as regiões o Estado tem prestado apoio, tanto por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil quanto com equipes da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.