Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chuvas fazem 16 municípios decretarem situação de emergência em MS

Outros municípios devem decretar a situação nas próximas semanas
Arquivo -

Outros municípios devem decretar a situação nas próximas semanas

A Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) informou nesta sexta-feira (12) que o número de municípios de decretaram situação de emergência subiu para 16, após os estragos causados pelas fortes chuvas. Conforme os registros do S2ID (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres), as cidades que estão na situação de emergência são: Coronel Sapucaia, Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, , Eldorado, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Porto Murtinho, , Tacuru, Iguatemi, Mundo Novo e Amambai.

 Segundo a Defesa Civil, Novo Horizonte do Sul, Eldorado e Itaquiraí são cidades que estão com dois decretos vigentes, devidos aos danos causados. A validade do decreto é de 180 dias.

A maior parte dos decretos, conforme o Cedec, foram feitos por conta das chuvas intensas, mas alguns registros são em decorrência de vendaval, enxurradas e alagamentos. Várias das ocorrências são relacionadas ao início do período das chuvas, no passado. Neste ano, já foram reportadas 27 ocorrências de desastres naturais em todo o Estado.

Segundo os dados do S2ID, foram afetadas 42.339 pessoas nos 16 municípios que estão em emergência.Chuvas fazem 16 municípios decretarem situação de emergência em MS

O coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, o tenente-coronel Fábio Catarinelli explica que a contagem é feita incluindo a população indiretamente atingida. “Quando a estrada de acesso a um assentamento rural é interrompida, a quantidade de pessoas do entorno é incluída nessa lista porque foi prejudicada”, detalha.

A Defesa Civil esclarece que foram constatados apenas os danos materiais, principalmente nas estradas vicinais, pontes de madeira e acessos. Não houve registros de feridos ou desaparecidos por conta das chuvas.

Em Porto Murtinho, conforme a coordenadoria, não há mais nenhuma família desalojada e a situação foi normalizada. Outros municípios que estão sendo monitorados por conta dos rios são Coxim, Aquidauana e Miranda.

Decreto Estadual

Segundo a Defesa Civil, das oito cidades vistoriadas pelo órgão, sete estão com situação de emergência, com possibilidade de ser decretada também pelo Estado – o que funcionará como uma espécie de homologação do decreto municipal. São eles: Coronel Sapucaia, Tacuru, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Sete Quedas e Iguatemi.

De acordo com a Defesa Civil, a decretação contribui para agilizar o apoio do governo do Estado na reconstrução, já que a situação pode afetar diretamente o escoamento da produção e também o início do ano letivo.

Conforme a Defesa Civil, há previsão de que mais municípios tenham a situação de emergência decretada nas próximas semana. As equipes continuam no interior avaliando os danos nos demais locais e em todas as regiões o Estado tem prestado apoio, tanto por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil quanto com equipes da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Mayday’: avião faz pouso de emergência no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

Onça-pintada morre atropelada na BR-262; é o segundo caso em menos de 15 dias

Grêmio vence o São José e conquista o pentacampeonato da Recopa Gaúcha

Câmara aprova urgência para proposta que reduz benefícios fiscais

Notícias mais lidas agora

Proposta de Adriane para corte de gastos é aprovada na Câmara de Campo Grande

MPMS faz mais um acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

claudinho serra

Justiça mantém presos Claudinho Serra, assessor e empreiteiro acusados de corrupção

Com um golpe certeiro de pá, zelador fez adolescente soltar facão em ataque à escola no RS

Últimas Notícias

Polícia

Carro bate em vacas e três pessoas ficam feridas na MS-430; criança está entre as vítimas

A colisão aconteceu entre São Gabriel do Oeste e Rio Negro

Política

Senado prorroga até 2030 a regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Prazo terminaria em 2025, mas a Comissão de Relações Exteriores autorizou mais cinco anos

Polícia

Mulher é suspeita de agredir ex-sogra de 72 anos em Campo Grande

Idosa ficou com vários hematomas pelo corpo e procurou a polícia na noite desta terça-feira

Polícia

Homem morre ao ser atropelado na Avenida Afonso Pena, no Centro de Campo Grande

O Samu chegou a ir ao local, mas a vítima já estava morta