Carros híbridos ainda são raros nas ruas, mas bombeiros já passam por treinamento para atender às ocorrências
Os carros híbridos (motor elétrico e a combustão) ainda são raros no Brasil e, principalmente em Campo Grande, porém, levantamento do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul aponta que já há pelo menos 102 veículos híbridos em todo o Estado, sendo metade na Capital. Entre as vantagens em relação aos veículos convencionais, […]
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Os carros híbridos (motor elétrico e a combustão) ainda são raros no Brasil e, principalmente em Campo Grande, porém, levantamento do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul aponta que já há pelo menos 102 veículos híbridos em todo o Estado, sendo metade na Capital. Entre as vantagens em relação aos veículos convencionais, com motor a combustão, estão a menor poluição e dependência de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, mais potência e menos barulho.
Apesar dos pontos positivos relacionados ao meio ambiente, os carros híbridos representam mudanças não somente para os motoristas e também para quem lida com o atendimento de emergência, como o Corpo de Bombeiros. Em Campo Grande, um grupo de 30 militares, do 6º grupamento, estão sendo treinados para atender possíveis ocorrências, como acidentes, envolvendo estes carros. A principal diferencia é que
O veículo híbrido possui um sistema elétrico de alta tensão. A falha em desligar e desativar o veículo pode resultar em ferimentos graves ou morte. Além disso, os socorristas precisam tomar cuidado ao trabalharem nas proximidades de airbags não ativados ou pré-tensionadores de cintos de segurança.
De acordo com o tenente Alencar, responsável pelo treinamento, com a queda nos valores dos carros híbridos, foi percebido um maior número destes veículos estado e foi necessário realizar o treinamento dos militares que poderão ter de atender acidentes com estes carros.
“O carro híbrido possui um jogo de bateria de alta tensão. “Senão for feito o descarregamento anteriormente, pode causar acidente elétrico para quem está socorrendo e para quem está dentro do veículo. É preciso entender como faz esse desligamento para poder trabalhar com segurança”, explica o militar.
A instrução teórica foi ministrada pelo sargento Murilo na Academia de Bombeiros Militar e a parte demonstrativa nos carros é feita na principal concessionária que vende veículos híbridos no Estado. A demonstração é feita no Toyota Prius, o carro híbrido mais vendido do mundo, segundo sites especializados. O veículo tem motor 1.8 e valor de R$ 126 mil. No Estado também há híbridos Ford Fusion e BMW IX8.
Para quem já viu o Corpo de Bombeiros socorrendo uma vítima de acidente, especialmente àquelas que ficaram presas dentro de um veículo já deve ter observado o corte da lataria do carro, essa é uma das mudanças segundo o militar. Em carros comuns, a bateria é desligada pelos cabos. Em um veículo híbrido, deve ser feito o desligamento das baterias do motor elétrico que são de alta tensão.
O tenente alerta que, embora no caso do Toyota Prius, o veículo venha com uma proteção para evitar acidentes com choques elétricos, em caso de acidentes, a remoção das vítimas deve ser feita pela equipe especializada.
“A remoção de pessoas de veículos deve ser sempre feita pela equipe do Corpo de Bombeiros para que não sejam agravadas as lesões. Segundo informado pela fábrica, o veículo possui proteção para evitar acidentes, porém recomendamos que sempre aguardem a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros Militar”.
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