Cardiologistas promovem ações com atendimento gratuito para mulheres nesta semana
Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, mas também pode ser considerado como um período dedicado ao combate de doenças em mulheres. Pensando nisso, cardiologistas, enfermeiros e nutricionistas do Hospital do Coração oferecem nesta semana atendimentos para a redução de doenças cardiovasculares em Campo Grande. Segundo especialistas, a incidência de doenças […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, mas também pode ser considerado como um período dedicado ao combate de doenças em mulheres. Pensando nisso, cardiologistas, enfermeiros e nutricionistas do Hospital do Coração oferecem nesta semana atendimentos para a redução de doenças cardiovasculares em Campo Grande.
Segundo especialistas, a incidência de doenças cardiovasculares tem crescido entre o público feminino. Nesta semana, os profissionais da saúde fazem ação com atendimento gratuito, orientações e irão selecionar três pacientes para um check up completo. Na quinta-feira (25), a equipe do Hospital do Coração estará das 9h às 15h no Espaço & Vida, no Pátio Central. Também haverá a participação do Instituto Sangue Bom, com ações de incentivo à doação de sangue e com cadastros de medula óssea. Na sexta-feira (26), o atendimento acontece das 8h às 12h, em frente ao hospital, localizado na rua Cândido Mariano – 1703.
A iniciativa da ação surgiu após a constatação de que os problemas cardíacos vêm afetando homens e mulheres e, para elas, as consequências têm sido fatais. Os homens sofrem três vezes mais infartos, mas as mulheres morrem mais do coração. De acordo com pesquisa do Instituto de Ensino HCor, de cada dez mortes provocadas por doenças do coração no Brasil, quatro são mulheres.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), de 17,5 milhões de pessoas que morrem por ano devido a doenças cardiovasculares, 8,5 milhões são mulheres. “O coração da mulher é diferente. Por isso, além da prevenção contra o câncer de mama, útero e ovário, nós devemos alertá-las de que é preciso observar os motivos que levam às doenças cardiovasculares e criar rotina anual de check-up cardiológico como com os exames ginecológicos e de mama”, explicou a médica cardiologista Sandra de Andrade, da equipe do Hospital do Coração.
Para a cardiologista, a sociedade necessita de informações sobre o que o estresse poderá influenciar no desenvolvimento de problemas cardiovasculares às mulheres. Há 50 anos, o número de mulheres com doenças do coração não chegava a 10%. “O que mudou para doença do coração atingir as mulheres? As possíveis causas são o novo estilo de vida. Rotina agitada com dupla e até tripla jornada, pressões familiares e tensões profissionais. Muitas não encontram tempo para atividades físicas e não se alimentam de maneira adequada”, explicou a médica.
Andrade afirma que, para as mulheres, a atenção com a saúde deve ser redobrada, principalmente a partir dos 40 anos. Segundo a médica, a recomendação é de que as mulheres façam uma avaliação com cardiologista uma vez por ano, já que os infartos são mais frequentes ano climatério e depois da menopausa.
Na ação, a equipe do Hospital do Coração vai colocar à disposição profissionais para aferição de pressão, dos batimentos cardíacos e com orientações nutricionais sobre o índice de massa corporal e índice de circunferência abdominal. “Nesses dois dias de atendimentos, vamos verificar as condições de saúde de pessoas que forem ao local e três casos considerados mais urgentes, vamos conceder check ups completos no Hospital do Coração”, informou a médica.
(com informações da assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Trabalhadores podem ter sete feriados prolongados em 2025; confira o calendário
Em Mato Grosso do Sul, seis feriado caem entre quinta e sexta-feira, o que possibilita feriados prolongados em 2025
Prefeitura de Campo Grande abre crédito suplementar de R$ 128,9 milhões para saúde e outras pastas
Mais do que a metade das suplementações foram destinadas para o FMS (Fundo Municipal de Saúde)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.