Campanha de Vacinação Antirrábica já imunizou 73 mil animais em Campo Grande

Iniciada em junho deste ano, a Campanha continua e a previsão é de que os trabalhos sejam intensificados até dezembro. A vacinação feita de casa em casa é realizada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) desde 2006 e neste mês será feita nas regiões Lagoa e Anhanduizinho, segundo informações da Prefeitura de Campo Grande. A previsão é de que as demais regiões da cidade sejam …

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Vacinação contra raiva (divulgação)

A Campanha de Vacinação Antirrábica já vacinou 73.497 animais em Campo Grande até a última sexta-feira (10). Em menos de dois meses, foram 54.693 cães e 18.804 gatos imunizados na região do Segredo e Imbirussu. O número corresponde a 36,7% da meta de vacinação, que é de 200 mil animais.

Iniciada em junho deste ano, a Campanha continua e a previsão é de que os trabalhos sejam intensificados até dezembro. A vacinação feita de casa em casa é realizada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) desde 2006 e neste mês será feita nas regiões Lagoa e Anhanduizinho, segundo informações da Prefeitura de Campo Grande. A previsão é de que as demais regiões da cidade sejam contempladas em até 3 meses.

O último caso de raiva canina em Campo Grande foi registrado em 2011. O caso é considerado como isolado, já que foi apenas um registro, 23 anos após o último caso da doença. O animal deve ser vacinado a partir do terceiro mês de vida, já que a raiva é uma zoonose incurável e fatal nos animais. A raiva é letal e o vírus pode ser transmitido para os seres humanos a partir da mordida, lambidas ou machucados causados por mamíferos contaminados.

Além da vacinação de porta em porta, o CCZ mantém ponto fixo de vacinação durante o ano todo, inclusive aos fins de semana em horário comercial. Neste caso, o tutor só precisa levar o animal para vacinar no endereço Avenida Filinto Muller, 1601 – Vila Ipiranga.

Conteúdos relacionados