O (Exame Nacional do Ensino Médio) está próximo e tem deixado os estudantes cada vez mais ansiosos. A poucos dias da prova, muita gente acredita que não tem mais jeito: quem estudou, estudou, quem não estudou, não estuda mais. O Jornal Midiamax conversou com o professor Antônio Pereira, coordenador do cursinho Pró-Enem UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que explicou que, sim, ainda dá tempo.

Para o professor, o momento é de revisar todo o conteúdo e analisar provas antigas. Confira as dicas sobre como se preparar antes da prova:

Faça resumos

O professor explica que ainda há tempo de estudar, mas o momento é de memorizar os assuntos que já foram assimilados pelo aluno. Para ele, é mais eficaz que o estudante revise os conteúdos importantes, não é hora de tentar aprender um assunto desconhecido.

Para a revisão, Antônio Pereira orienta que os estudantes façam um resumo do conteúdo em forma de mapas, que destaque palavras-chaves da matéria. “Melhor do que fazer um resumo explicando o conceito do conteúdo, é melhor apenas destacar os principais termos. Estas palavras chaves ajudam a remeter ao conceito”, afirma.

Em caso de dificuldade de fazer um resumo apenas com as principais palavras, a dica é trazer apenas uma pequena definição sobre o conceito. “Sugiro que faça este resumo com lápis coloridos, que coloque a frase, o conceito, isto facilita muito na hora de relembrar”, recomenda.

Estude os prováveis temas de redação

A redação é um dos pontos mais temidos pelos alunos que prestam o Enem. Uma redação boa pode ser a chave de entrada em uma boa universidade, mas um texto ruim pode prejudicar e muito. “Se ele tiver dificuldade na redação, dificilmente será aprovado. Deve treinar e escrever textos antes da prova, não deixe para os últimos dias”, diz Antônio Pereira.

Para o coordenador do cursinho, temas populares e com chance de serem incluídos na redação são sobre política e a chamada ‘ideologia' de gênero. “Minha maior aposta é que o tema seja sobre corrupção, recomendo estudar este tema”.

Analise provas antigas

Segundo o coordenador do cursinho Pró-Enem, outra dica é estudar e analisar provas anteriores do Enem. Segundo ele, esta é a melhor estratégica de revisão a poucos dias do exame. Ao verificar quais os temas que mais ‘caíram' na prova, o aluno pode analisar tendências de cada área do conhecimento e fazer um resumo dos tópicos.

“Não adianta estudar todo o conteúdo agora. Vou dar um exemplo: eletroquímica caiu no ano passado, este ano deve cair de novo. São, em média, sete questões de química, o estudante deve estudar isto”.