Funcionários se unem para ajudar pacientes abandonados

A espera por uma vaga nos hospitais de pode levar pacientes a aguardar por dias nas unidades de saúde, alguns chegam até a ficar sem comer. Um leitor do Jornal Midiamax denunciou que essa situação na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário é frequente. 

Segundo ele, pacientes abandonados pela família chegam à unidade e, sem acompanhantes para ajudar, acabam passando fome. Em solidariedade aos pacientes, os funcionários se unem, trazem comida de casa e até compram marmita.

Um paciente está internado na UPA Universitário desde o último domingo (18). Cadeirante e dependente químico, ele conta com a ajuda da equipe de funcionários se alimentar. “Geralmente é assim, idosos abandonados e usuários que estão aguardando vaga para hospitais ou CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). A situação está ficando cada dia mais insustentável, os funcionários que têm que viabilizar refeição para esses pacientes, mas nem sempre podemos bancar isso”, afirma.

A Prefeitura Municipal de Campo Grande alega que as UPAs e CRSs (Centros Regionais de Saúde) não oferecem alimentação aos pacientes por não ser um local de internação prolongada. Pacientes que aguardam liberação de vaga em outro local devem contar com o apoio de acompanhantes.