Vídeo: pinguela é levada pelas águas e moradores dão ‘jeitinho’ para atravessar córrego
Sem acesso, trajeto fica 5 quilômetros mais longo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Sem acesso, trajeto fica 5 quilômetros mais longo
Sem uma ponte que dê acesso ao polo industrial e ao frigorífico Bordon, moradores do Jardim Carioca construíram uma pinguela que foi levada pelas águas do córrego Imbirussu que encheu com as fortes chuvas. Segundo a presidente da Associação de Moradores do Jardim Canguru, Miriam de Souza Rolon, de 59 anos, a promessa de uma ponte é antiga: “desde quando o André Puccinelli era prefeito”.
Miriam conta que os próprios moradores compraram os materiais e contruíram a pinguela que era utilizada diariamente por trabalhadores do Jardim Carioca e Nova Campo Grande. Sem o acesso, o trajeto fica, pelo menos, 5 quilômetros mais longo.
A reportagem do Jornal Midiamax esteve no local e presenciou a dificuldade do aposentado Vicente Furtado, de 79 anos e sua esposa, dona Evanilda da Silva, de 72 anos. “Muitas pessoas usavam a pinguela todos os dias. Isso aqui está uma vergonha”, reclama seu Vicente, que segura uma enxada que será usada para passar pelo córrego.
Com a enxada, seu Vicente improvisou alguns degraus nos barrancos para que pudesse descer com certa segurança até as águas. Do outro lado ele fez o mesmo e então voltou para ajudar a companheira na travessia. Veja abaixo vídeo que mostra a dificuldade enfrentada pelo casal.
No mesmo momento chegou o encanador Reinaldo de Souza, de 30 anos. Desavisado, ele queria passar pela pinguela, de moto, pois havia realizado um serviço no Jardim Carioca e o próximo trabalho estava agendado na Vila Romana, do outro lado do córrego. “Agora vou ter que voltar na Duque de Caxias e dar uma volta enorme”, explica.
Segundo a presidente da associação de moradores, a população do bairro se prepara para construir uma nova pinguela, agora em um lugar mais elevado, para quando aumentarem o volume das águas do córrego, não seja levada novamente. “Estamos planejando construir na Avenida Sete”, conta Miriam.
Miriam relata que já protocolou vários ofícios solicitando uma ponte para a Prefeitura de Campo Grande. “Recebi muitas promessas, perdemos 4 licitações. Desde o mandato do André Puccinelli que estou nessa luta”, relembra.
Consultada, a Prefeitura de Campo Grande, através da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou a ordem para a construção da ponte será dada após “revisão dos contratos e licitações encontrados pela atual gestão”. De acordo com a nota, “a obra deve ser iniciada tão logo termine o período de chuva mais intenso” e informa ainda que deve ser uma obra de execução rápida, já que trata-se de uma ponte pré-moldada.
Veja o vídeo.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Defesa pede liberdade de jovem preso com Jeep de ex-superintendente da Cultura assassinado
Roberto Figueiredo foi encontrado morto pela irmã na manhã de sexta-feira (13); adolescente confessou o crime e foi apreendido
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Domingo tem feiras culturais, brechós e show gratuito em Campo Grande
Confira a programação deste domingo
Sacada de madeira cede e engenheiro morre após cair de prédio no Rio Grande do Sul
Vítima caiu em estrutura de ferro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.