Campanha será dividida por grupos prioritários

Campanha Nacional de Vacinação contra a terá início no próximo dia 17 nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A vacinação será dividida de acordo com grupos prioritários e o objetivo é imunizar mais de 754 mil pessoas.

Nesta quarta-feira (5), o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Nelson Tavares, realiza uma webconferência com coordenadores de núcleos regionais de saúde de Aquidauana, Coxim, Dourados, Jardim, Paranaíba, Ponta Ponta, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. Secretários municipais de saúde também devem receber as instruções sobre a campanha.

Fazem  parte do público-alvo: pessoas com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas; população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional.

Conforme cronograma divulgado pela SES, a vacinação terá início no dia 17, quando irá atender profissionais de saúde e crianças de 6 meses a menores de 2 anos.

A segunda etapa começa no dia 24 e serão imunizadas gestantes, puérperas e crianças de 2 anos a menores de 5 anos. Já no dia 2 de maio a Campanha será aberta para os demais grupos.

Neste ano, serão incluídos os profissionais de educação da rede de ensino básico, regular, EJA (Especial e Educação de Jovens e Adultos) e superior das escolas públicas e privadas. O Dia D de mobilização será em 13 de maio. 

Ao todo, foram distribuídas 754.529 doses para a população de Mato Grosso do Sul. A expectativa é de ao menos 90% da população dos grupos prioritários sejam imunizadas.