Secretaria de saúde recomenda que sul-mato-grossense coloque vacina em dia
O último caso confirmado da doença em MS é de 2015
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O último caso confirmado da doença em MS é de 2015
Mato Grosso do Sul notificou nesta semana a primeira suspeita de febre amarela em 2017, o caso em analise trata de um de um homem de Santa Catarina, que visitou o município de Bonito no início deste ano. Por causa do aumento de casos em todo o país, mais de 500 suspeitas, a secretaria estadual de saúde recomenda que toda a população coloque a vacina contra a doença em dia.
A secretaria, por meio de sua assessoria de imprensa, explicou que o Estado é considerado endêmico, isso quer dizer propício ao surgimento da doença, embora Mato Grosso do Sul não esteja em alerta.
A orientação é para que o individuo compareça à um posto de saúde de seu município para confirmar que a vacina está em dia, ou não. O esquema da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.
O Estado tem dois casos registrados com óbito de febre amarela; 1 em 2010 em Corumbá e outro em Bonito em 2015, ambos são considerados casos importados, quando se contrai a doença fora. Dos casos investigados no país, 72 foram confirmados, 23 descartados e 455 continuam sob investigação.
A situação em vários estados brasileiros é de alerta. O Ministério da Saúde recomenda que aos turistas que forem viajar para áreas consideradas de risco vacinem-se contra a doença. A dose deve ser tomada com ao menos 10 dias de antecedência.
Suspeita
Em nota, o estado informou que além de Mato Grosso do Sul, o paciente também passou pelo estado de São Paulo no dia 10 de janeiro e apresentado os sintomas suspeitos de febre amarela no dia 15 de janeiro na cidade de Blumenau (SC). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, o paciente passou por exames, já teve alta e passa bem.
Dois exames foram realizados no paciente, sendo eles relacionados a Leptospirose e Febre Amarela, devido a similaridade de sintomas. Os primeiros resultados laboratoriais apresentaram positivo para leptospirose. A previsão é de que dentro de 15 dias sejam concluídos os exames de febre amarela que estão sendo realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.