Pronto-socorro do HR só vai atender casos urgentes ou com encaminhamento
Medida é para amenizar superlotação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Medida é para amenizar superlotação
Para focar em casos mais graves, o Hospital Regional Rosa Pedrossian não vai mais receber pacientes sem encaminhamentos ou que não estejam em situação grave no PAM (Pronto Atendimento Médico). Segundo a direção do HR, a medida foi tomada para amenizar a superlotação na unidade. Hoje a capacidade de leitos para prontoatedimento é de 77, mas dependendo da época o hospital chega a receber 130 e até 150 pessoas.
De acordo com o diretor-presidente do HR, Justiniano Vavas, essa é uma normativa publicada em novembro de 2014 no diário oficial do Estado, mas que até hoje não havia saído do papel. “Sei como é a realidade de ver o paciente na maca no corredor do hospital”, disse ele que está na direção há dois anos.
Ao todo são 770 leitos e dos atendimentos que chegam sem encaminhamento ou urgência 70% poderia ser feito nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Contudo o paciente procura a Hospital por conta própria, sem qualquer orientação médica. Além disso, segundo a coordenadora do PAM, Marielle Corrêa, 40% dos casos de internação poderiam ocorrer também em outras unidades ou até mesmo em casa.
Com a demanda além da capacidade do HR, não há como prever o quanto de material, medicamento e equipe médica será necessário. Consequentemente o gasto também é maior. Enquanto isso, pacientes que estão UPAs aguardam e em estados mais graves aguardam vaga no Regional. O diretor clínico Alexandre Frizzo cita outro exemplo.
Em muitas situações pessoas que moram no interior do estado vêm para Campo Grande em bisca de tratamento e não podem ser recebidas por falta de leitos. “Essas pessoas gastam com passagens, gastam tempo para virem para cá”, disse.
Para não pegar a população de surpresa, a equipe distribuiu panfletos, pendurou faixas e cartazes em todo o HR. A campanha vem sendo feita desde outubro e já surtiu efeito, segundo a coordenadora do PAM.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.