Projeto atenderá população com avaliação física e de saúde em oficinas de esporte

Novo projeto irá promover saúde e a prevenção de doenças crônicas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Novo projeto irá promover saúde e a prevenção de doenças crônicas

Um novo projeto lançado nesta sexta-feira (1º) pela prefeitura da Capital irá proporcionar avaliações físicas e de saúde durante nas oficinas de esporte e lazer. O Projeto Lazer e Saúde contará com uma equipe profissional multidisciplinar para avaliar a saúde e condição física das pessoas que participam das oficinas na Capital.

O projeto, que acontecerá no Parque Ayrton Senna, é uma parceria das ações da Funesp (Fundação Municipal de Esportes) com os serviços da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e faz parte das estratégias do município para promover a saúde e a prevenção de doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão.

“As pastas do esporte e da saúde têm que trabalhar juntas. Não havia interação entre os órgãos públicos, agora unidos, estamos trabalhando com um único objetivo, realmente desenvolver atividades para quem a população tenha corpo e a mente sã”, disse o prefeito Marquinhos Trad.

O projeto piloto começa na próxima segunda-feira (4) no Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, que é considerado o mais populoso de Campo Grande, com 36 mil habitantes. O objetivo do projeto, segundo o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, é fazer do projeto uma ferramenta para combater os índices de pessoas acima do peso.

“A intenção do projeto é promover a parte de esporte e lazer, oferecendo junto o cuidado com a saúde. A pessoa que participa das oficinas terá um acompanhamento de profissionais que vão fazer uma avaliação física, medindo o IMC (Índice de Massa Corporal), tendo o devido acompanhamento sobre sua saúde e busca por perda de peso, além de palestras com temas relacionados aos tabagismo, obesidade e hipertensão”, falou Terra.

A primeira meta foi definida em 5 mil atendimentos por mês com 30 profissionais da Funesp e Sesau envolvidos com atividades física e atendimentos de saúdes. “O projeto vem atender uma estratégia de saúde que age na prevenção e promoção da saúde. A iniciativa é um esforço para estimular a população a se cuidar, reduzindo assim o sedentarismo e os efeitos negativos para a população”, explicou o secretário da Sesau Marcelo Vilela.Projeto atenderá população com avaliação física e de saúde em oficinas de esporte

As oficinas promovidas serão: Zumba, uncional, Academia de Musculação, Karatê, Grupo de corrida e caminhada, Capoeira, Beach Tennis, Zaccaro Ball, Dança de Salão, Pilates, Futebol Americano e Ginástica/Ritmos.

Entre os atendimentos de saúde, será feita aferição de pressão arterial, avaliação física, avaliação nutricional, atividade educativa, atividade preventiva, encaminhamento e acolhimento nas unidades de saúde, agendamento garantido, equipe com multiprofissionais.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados