A vista garante 15% de desconto

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), informa aos contribuintes que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores () vence no dia 31 deste mês de janeiro. Os proprietários podem optar pelo pagamento à vista com 15% de desconto ou dividir o valor em cinco parcelas.

Tanto o pagamento à vista quanto a primeira parcela vencem no dia 31 de janeiro. O formulário continua sendo emitido em formato único, independente da opção de pagamento (à vista ou parcelada). 

Para quem optar por dividir, as datas de vencimento serão 31 de janeiro (1ª parcela), 24 de fevereiro (2ª parcela), 31 de março (3ª parcela), 28 de abril (4ª parcela) e 31 de maio (5ª e última parcela).

Dados da Secretaria de Fazenda apontam que em dois anos a frota sul-mato-grossense aumentou em mais de 113 mil veículos. Ao todo eram 848 mil em 2015, passando para 915 mil em 2016 e 961 mil em 2017.

O Secretário de Fazenda, Marcio Monteiro, explica que com base nos documentos lançados, a expectativa de arrecadação do IPVA é de R$ 640 milhões. Entretanto, devido à inadimplência que ocorre todos os anos, o valor arrecadado deve ficar em aproximadamente R$ 560 milhões este ano.

“Nós fazemos uma média com base no número de carnês lançados. Mas a inadimplência é prevista e o fator que mais contribui para isso, com certeza, é a crise econômica. Hoje o governador Reinaldo Azambuja entende que deve ser mantido o desconto de 30% que reduz a alíquota para 3,5%, mesmo com a legislação determinando o pagamento dos 5%. Lembrando sempre que a Sefaz vem procurando priorizar e dar atenção especial na cobrança daqueles que estão inadimplentes com seus impostos e consequentemente o IPVA”, declarou o secretário.

(sob supervisão de Ludyney Moura)