Prefeito acusa consórcio de ‘só ter benefício’ e diz que vai cobrar contrato

Transporte coletivo enfrenta uma série de problemas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Transporte coletivo enfrenta uma série de problemas

Pela primeira vez em quase cinco anos, o contrato do transporte público de Campo Grande, comandado pelo Consórcio Guaicurus, pode ser exigido seu cumprimento. Marquinhos Trad declarou nesta quarta-feira, 25, que a procuradoria jurídica do município já está fazendo o levantamento para que a concessão cumpra as exigências estabelecidas no acordo que até hoje tem pontos nunca obedecidos.

Ainda nesta semana, o Jornal Midiamax publicou uma reportagem que revelou a situação de desleixo dos terminais de ônibus e o desconforto que os passageiros enfrentam todo dia ao custo de R$ 3,55 – por viagem. Sobre a situação, Marquinhos garantiu que as empresas terão que cumprir o contrato.

– Vamos começar a cobrar esse povo, chega de ver só um lado. Esses caras só tem benefício. Liberamos IOS para eles, tudo que eles pediram para o ex-prefeito foi dado, mas era uma relação de uma via só, e sempre a favor do empresário.

O contrato prevê um sistema de responsabilidades compartilhadas entre as empresas de transporte e os órgãos que compõem o chamado Poder Concedente, ou seja, a Prefeitura. Os terminais de ônibus em operação, por exemplo, são de responsabilidade do município, que devem gerir a limpeza e reformas, mas o estado é de negligência.  

Um dos pontos do contrato inclui Sistema de Informações Georreferenciadas, cuja implantação estava estipulada no prazo de 24 meses a contar da assinatura do contrato, firmado em 25 de outubro de 2012, mas s[o foi realizada em dezembro do ano passado – 4 anos depois -, e instalado apenas em terminais de transbordo. Já nos bairros, a espera não é assistida.
 
 Os ônibus em circulação também não atendem o estabelecido. Veículos sucateados e que não oferecem o mínimo de conforto aos passageiros. Há quase cinco anos a frota do transporte não tem um ônibus novo, o último foi comprado em 2012.

Conteúdos relacionados