Resíduos como sofás, geladeiras e televisores ganharam ponto de descarte

Com o objetivo de recolher resíduos de grande volume, o ponto de coleta instalado no começou a receber os primeiros objetos, nesta segunda-feira (4). O projeto piloto ‘Cidade Limpa' começou neste bairro devido à incidência do mosquito Aedes aegypti.

Nesta manhã, foram coletados vários materiais em locais próximos do ponto de coleta com o objetivo de conscientizar a população de onde estes produtos podem ser depositados esta semana.

A prefeitura informou que os agentes comunitários de saúde e de endemias estão visitando casas e comércios da região para falar desta grande mobilização e pedir a colaboração da população no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a prefeitura, o Lira (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti), realizado em outubro, mostrou que a região é a com maior incidência do mosquito, tendo um índice de 7% dos imóveis visitados com focos positivos.

O projeto é resultado da parceria entre Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos) e Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano).

O ponto de coleta foi implantando no cruzamento das ruas Indianápolis e Nazaré para receber os materiais levados pela população como sofás, geladeiras, televisores, carcaças de computadores, fogões, carrinhos de mão, pias de cozinha, banheiras de plástico, móveis, armários de aço e máquinas/tanquinhos de lavar roupas.

O local funciona até quinta-feira (7), das 7h às 17h. Não serão aceitos entulhos de construção, podas de árvores e pneus.Ponto de coleta no Jardim Noroeste já está recebendo resíduos de grande volume

Segundo a prefeitura, esses tipos de materiais são possíveis depósitos e criadouros do mosquito da dengue, além de facilitar a proliferação de animais indesejáveis como ratos, pombos, baratas que podem transmitir doenças, destruir alimentos ou sujar as residências.

Os objetos também podem expor crianças a riscos de acidentes e, na estação das chuvas, podem entupir bueiros, provocando inundações.

“O projeto Cidade Limpa é uma ação piloto de mobilização para podermos estender estas atividades para outros bairros da cidade. Estamos mobilizando a população do Jardim Noroeste para que eles possam levar estes materiais de grande volume no Ponto de Coleta a fim de diminuirmos o Índice de Infestação Predial por Aedes aegypti no bairro”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAU, Eliana Dalla Nora.