Pesquisa da UFMS avalia alimentação em shoppings de Campo Grande
Estudo quer saber se há incentivos para a alimentação saudável
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estudo quer saber se há incentivos para a alimentação saudável
Uma pesquisa do Curso de Nutrição da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, quer analisar o ambiente alimentar e os cardápios oferecidos nos shoppings da Capital. Ao todo serão avaliados 83 estabelecimentos, localizados em quatro empreendimentos.
Um dos principais questionamentos é saber se os consumidores enfrentam barreiras para a alimentação saudável, tais como oferta de promoções só com alimentos de alto valor calórico, oferta de tamanhos/porções maiores por pouco acréscimo de valor, oferta de refil free, combos, brinquedos atrelados aos pratos infantis, entre outros.
Ou ainda, se há incentivos à alimentação saudável, como frutas no cardápio, banners que mostrem alimentos de melhor qualidade nutricional, como verduras e hortaliças, incentivo da troca do alimento frito pelo assado, do queijo amarelo pelo branco, da farinha branca pela integral, além de produtos diet, light, ou até mesmo oferta de porções reduzidas.
Os estabelecimentos estão divididos, na pesquisa, por quilo ou self service (10 unidades); lanchonetes, confeitarias e cafés (25), Prato Pronto Padronizado (16), À la Carte (9) e outros (23).
O plano de trabalho prevê a caracterização dos estabelecimentos, especialidades, tipo de serviço oferecido, disponibilidade de alimentos e bebidas; identificar se há informação nutricional, facilitadores e barreiras ao consumo de alimentos saudáveis; descrever e comparar os preços dos produtos comercializados e avaliar de forma subjetiva a percepção geral, higiene e aparência do local. Os restaurantes com unidades em mais de um dos shoppings serão incluídos na amostra uma única vez.
“Ao final desse estudo, espera-se qualificar os cardápios oferecidos nos shopping centers, de forma nutricional, sensorial e cultural, e desta forma levantar questões de implementações de políticas públicas para a obrigatoriedade de opções mais saudáveis, além de informações nutricionais à população consumidora”, diz a coordenadora da pesquisa, professora Patrícia Vieira Del Ré.
O projeto de pesquisa tem dois planos de iniciação científica e tem a participação das acadêmicas do terceiro ano do Curso de Nutrição Gabriela Vaz Cippel e Giovanna de Moraes Ribeiro Tavares, que terão o tema como base de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
Questionamentos
“Queremos saber o que os frequentadores dos shoppings têm de opção para consumir. É claro, que o enfoque é procurar se elas têm opções saudáveis, o que vamos descobrir por meio de um questionário bem amplo”, diz a professora.
“Também vamos avaliar se o preço interfere na alimentação saudável, se atua como uma barreira, em casos como a troca de um refrigerante ou bebida alcóolica por um suco” completa a coordenadora.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.