Para combater Aedes, prefeitura reforça visitas a residências
Trabalhos serão intensificados durante período de chuvas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Trabalhos serão intensificados durante período de chuvas
Para intensificar ao combate ao mosquito Aedes aegypti, a prefeitura está reforçando as visitas nas residências no período de chuva. No local, os agentes orientam os moradores para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os trabalhos serão feitos em pontos considerados críticos e estratégicos como próximo a escolas, comércios e terrenos baldios.
Nesta quinta-feira (23), os agentes comunitários de saúde, agentes comunitários de endemias e os enfermeiros da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Itamaracá realizaram um mutirão de limpeza no bairro contra a dengue.
O trabalho dos agentes consiste na vistoria dos quintais que é feita na companhia dos moradores e também na orientação sobre como manter os locais livres do Aedes.
A intensificação das visitas, de acordo com a prefeitura, deve permanecer durante o período de chuvas, principalmente em áreas mais críticas e pontos estratégicos como próximo de escolas, comércios e regiões do bairro com terrenos baldios.
Conforme o último Lira (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti ), divulgado em outubro, 60% dos bairros da Capital estão com o nível de infestação em estado de alerta e três estão em risco: Jardim Noroeste, Cidade Morena e Moreninhas.
A prefeitura informa que as visitas nas residências têm caráter educativo, pois 80% dos focos do mosquito estão em objetos comuns dentro das casas, como pneus, caixa d’água, vaso de planta, piscina, baldes, tanques, vasos de plantas, vasos sanitários, latas, lona plástica, ralo e até bebedouros de animais.
Parceria com o Estado
A partir do próximo mês, os agentes de saúde da Capital devem começar a receber novos uniformes e bolsas de trabalho entregues simbolicamente nesta quinta-feira (23) pelo Governo do Estado aos 79 municípios durante o lançamento do Plano Estadual de Contingência ao Aedes aegypti 2017 / 2018, realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Além dos equipamentos de proteção e uso pessoal, a Capital também foi contemplada com um computador de mesa.
A solenidade contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, do secretário municipal de Saúde de Campo Grande, Marcelo Vilela e do prefeito Marquinhos Trad.
“Nós enquanto Poder Público estamos intensificando as ações para conter o avanço da proliferação do mosquito, mas é preciso que a população também nos ajude nesta luta e faça a sua parte, considerando que 80% dos focos estão dentro das casas. É preciso que todos nós estejamos unidos nesta guerra contra o mosquito”, disse o prefeito.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.